Em um marco importante para a Força Aérea Brasileira (FAB), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) avançou na avaliação do F-39E Gripen. Durante novembro, a Base Aérea de Natal (BANT) foi palco da segunda fase da Avaliação Operacional (AVOP) contratual, onde esse querido brasileiro, desbancou em combate simulado os poderosos caças F-15 dos EUA, um show da Força Aérea Brasileira que está dando o que falar até hoje na rede internacional. Este processo reforça a operação do Gripen da FAB e direciona esforços significativos em logística e gestão de frota.
Portanto, a operação contou com a contribuição de diferentes entidades, incluindo militares do DCTA, do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), do Laboratório de Engenharia Logística do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (AeroLogLab-ITA) e do Grupo Logístico da Base Aérea de Anápolis (GLOG-AN).
Validação da Basic Capability e suporte logístico em missões reais para a FAB
Existe um foco especial na validação da versão Basic Capability (BC), crucial para entender a tecnologia e a eficácia do Gripen em missões reais da FAB. Entretanto, a Avaliação Operacional (AVOP) é vital para verificar a efetividade de um produto no contexto da missão para a qual foi adquirido. Dessa forma, ela avalia constantemente o desempenho do F-39E no ambiente operacional brasileiro, especialmente no início do ciclo de vida da aeronave.
Nesse contexto, a etapa incluiu uma Validação Logística (VL), com o objetivo de coletar dados sobre as atividades militares de suporte e manutenção realizadas fora da base de origem do Gripen da FAB. Ademais, essa ação foi integrada aos exercícios COMAO Flight 2024 e Cruzeiro do Sul (CRUZEX) 2024, organizados pelo Comando de Preparo (COMPREP).
As informações obtidas nessa campanha desempenharão um papel crucial no aprimoramento do Modelo de Simulação para Gestão de Operações e Manutenção do F-39E, desenvolvido pelo AeroLogLab-ITA.
A Coronel Engenheira Thais Franchi Cruz, Coordenadora-Geral da Operação, destacou a inovação que esse modelo representa para a logística da FAB. A partir daí, segundo ela: “O software de gestão de frota representará uma ferramenta disruptiva, transformando a forma de trabalho não apenas para o Gripen, mas também para outros projetos, como o KC-390. Ele permitirá operar as aeronaves com máxima eficiência”.
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Validação e avanços tecnológicos no Gripen
Em relação aos avanços tecnológicos, o Tenente-Coronel Engenheiro Danilo Garcia Figueiredo Pinto, chefe do AeroLogLab, enfatizou o sucesso da validação do modelo de gestão de frota. “A campanha proporcionou uma oportunidade ideal para validar o sistema em desenvolvimento.
Os resultados mostraram alta aderência às operações reais da FAB, enfatizando o potencial da ferramenta em aprimorar a tecnologia nas operações e manutenção com base nos dados gerados pelo Gripen”, afirmou.
Entretanto, o Coronel Aviador Fernando Teixeira Mendes Abrahão, que acompanhou a quarta semana da campanha, sublinhou, portanto, a importância da evolução contínua do modelo ao longo do ciclo de vida da frota da FAB.
Ele destacou: “É essencial aumentar a precisão, a consciência situacional e a capacidade de ação do sistema. Nós devemos adicionar novas funcionalidades à medida que avançamos nas configurações das aeronaves da FAB. Nosso objetivo é empregar esse modelo como um verdadeiro duplo digital para a gestão integral da frota”.