A Saab North America, filial americana da empresa aeroespacial sueca Saab, recebeu uma intimação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) sem fornecer mais detalhes devido às “obrigações de confidencialidade”. Força Aérea
A intimação solicita informações sobre a aquisição, em 2014, de 36 aviões de combate Gripen E/F pelo Governo brasileiro. Em um comunicado publicado em 10 de outubro de 2024, a Saab declarou sua intenção de cooperar totalmente com o DoJ e fornecer as informações solicitadas.
A nova investigação sobre a compra dos Gripen para a Força Aérea Brasileira
A nova investigação dos procuradores federais abre pelo menos uma terceira revisão legal governamental sobre os fatores que levaram o Brasil a selecionar o Gripen.
O processo de aquisição do caça brasileiro, conhecido como programa FX-2, foi realizado entre 2008 e 2014. A Saab foi premiada com o contrato de 5,4 bilhões de dólares para fornecer 36 caças Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira (FAB), vencendo as ofertas concorrentes do F-18 Super Hornet da Boeing e do Rafale da Dassault Aviation. Este acordo também incluía uma cláusula para a futura produção do Gripen no Brasil.
Investigações anteriores não encontraram irregularidades no contrato
Anteriormente, as autoridades suecas e brasileiras haviam investigado o processo de licitação. No entanto, essas investigações foram encerradas sem descobrir qualquer evidência de irregularidades por parte da Saab.
Em 2015, os promotores brasileiros abriram uma investigação sobre as mudanças de preços entre a seleção da Saab em 2014 e a finalização do acordo um ano depois, mas as autoridades brasileiras encerraram a investigação por não encontrar provas de irregularidades.
Em 2016, os procuradores brasileiros acusaram formalmente Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil e atual presidente em exercício, de usar sua influência para ajudar a Saab a vencer a licitação. A equipe jurídica de Lula condenou essas acusações como sendo politicamente motivadas.
A Força Aérea Brasileira (FAB) manteve sua decisão apesar da controvérsia, citando o Gripen como a melhor opção para substituir os 40 antigos caças Northrop F-5, que atualmente constituem a maior parte de sua frota de caças. O Brasil encomendou mais quatro caças Gripen em 2022.
A Saab entregou até agora oito F-39E para a Força Aérea Brasileira, a última entrega foi concluída há um mês.
As entregas começaram em novembro de 2021. O Esquadrão “Jaguar” do 1º Grupo de Defesa Aérea da FAB opera atualmente nove caças monoposto F-39E, e espera-se que os caças restantes sejam entregues até 2027. Em agosto de 2023, o governo brasileiro anunciou seu plano de aumentar sua frota de Gripen com um pedido adicional de 34 caças F-39 Gripen.