O GSI é conhecido como Gabinete de Segurança Institucional, e sua principal função é garantir e resolver questões relacionadas a assuntos militares, com o intuito de prevenir crises que possam interferir diretamente na estabilidade governamental. A atuação do GSI é considerada ampla, pois opera tanto na segurança do próprio presidente, de seus familiares, ministros e autoridades, quanto na proteção de informações sensíveis e na área cibernética.
De forma geral, o GSI é estruturado em chefias e subchefias, sendo que as subchefias atuam trazendo suporte para a execução das atividades e o bom andamento do órgão. Já a chefia é representada pelo Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, atualmente Marcos Antonio Amaro dos Santos. A estrutura do órgão pode ser considerada complexa, pois abrange diversas áreas, que vão desde a Secretaria Executiva até a área de informação cibernética.
GSI e secretarias
Vale ressaltar que o GSI também está presente em outras secretarias, como a Secretaria de Segurança Presidencial, que cuida do acompanhamento de gestão estratégica, e também na coordenação de assuntos aeroespaciais. Neste caso, o GSI é responsável pelo gerenciamento de crises e pela solução de problemas nesse setor. Diante disso, surgem muitas dúvidas sobre as pessoas que fazem parte ou podem fazer parte do GSI.
O órgão é diretamente relacionado às Forças Armadas, sendo que cada uma delas é responsável por uma área específica. A FAB (Força Aérea Brasileira), por exemplo, tem a responsabilidade de lidar com questões relacionadas à parte aeroespacial. Já o Exército cuida dos Departamentos de Segurança, que incluem o Palácio do Planalto, residências oficiais e o Departamento de Apoio Logístico.
A Marinha, por sua vez, atua em quatro departamentos: Defesa Nacional, Coordenação de Assuntos Nucleares, além do Departamento de Assuntos da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional (Creden).
Ação do órgão nesta semana
Como mencionado anteriormente, o GSI é majoritariamente composto pelas Forças Armadas. Portanto, se você tem interesse em fazer parte desse órgão, inicialmente é preciso prestar os processos seletivos da Marinha, Exército ou FAB, levando em consideração os requisitos e regras de cada processo seletivo. É importante pontuar que as provas e os testes são divulgados nos sites oficiais de cada uma das Forças Armadas.
Anteriormente chamada de Casa Militar, o Gabinete de Segurança Institucional tem atuado de forma ainda mais ativa nos últimos tempos. Na quarta-feira, 13 de novembro, o GSI efetuou um disparo contra uma pessoa que tentou invadir a Granja do Torto. O incidente ocorreu às 21 horas, menos de duas horas após o episódio da explosão na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
O disparo de advertência aconteceu após uma pessoa não identificada se aproximar do posto de serviço de um soldado, que, mesmo sendo advertida, não saiu do local quando solicitado. Após o disparo, a pessoa fugiu. Vale lembrar que a Granja do Torto é utilizada para reuniões do presidente e encontros, como o fim de ano de 2023.