O Presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Porto Meridional de Arroio do Sal no Rio Grande do Sul, deputado estadual Issur Koch, aproveitou a visita à sede da Toyota, em Tóquio, na última terça-feira (19/11), para destacar as potencialidades do porto em Arroio do Sal.
Essa apresentação ocorreu durante uma missão oficial do governo do RS, liderada pelo governador Eduardo Leite, com foco em negócios estratégicos na Ásia.
Veja também:
- Porto Meridional: Como a construção do novo terminal marítimo em Arroio do Sal
- Brasil rumo à liderança global: Petrobras vai na contramão do mundo e aposta em petróleo
- Mega projeto no Rio Grande do Sul: CMPC investe R$ 24 bilhões em parque industrial
Deputado Issur Koch consolida parceria com Toyota e fortalece laços Brasil-Japão em reunião estratégica
Durante a reunião, o deputado Issur Koch abordou a ampliação da presença da Toyota no Estado. Ele também enfatizou a importância da empresa em explorar tecnologias sustentáveis no setor automotivo.
Portanto, para enriquecer a discussão, ele entregou cartilhas do porto em inglês e japonês. Assim, os executivos puderam compreender melhor esse projeto estratégico para a logística do Litoral Norte e de todo o Rio Grande”, explicou Issur.
Entretanto, a agenda contou com a participação de Asakura Hidemoto, executivo responsável pela operação Toyota na América Latina, e Naoki Oyama, gerente da divisão América Latina e Caribe.
Após o encontro com a Toyota, a comitiva foi recebida pelo embaixador do Brasil no Japão, Octávio Henrique Côrtes, na Embaixada do Brasil em Tóquio. Durante essa reunião, discutiu-se o papel estratégico do Japão como parceiro comercial e tecnológico do Brasil, com ênfase nas relações com o RS.
Torres eólicas: A nova fronteira de energia renovável do Rio Grande do Sul
Na sequência dos compromissos da missão governamental no Japão, o governo do Estado firmou um Memorando de Entendimento com a Shizen Energy, uma empresa japonesa especializada em energia renovável, nesta terça-feira.
Esse acordo visa a realização de estudos de viabilidade para a construção de um parque eólico offshore no litoral gaúcho, com potencial para a produção de hidrogênio verde.
A Shizen Energy demonstrou interesse em investir em áreas portuárias para gerar energia limpa. Entretanto, Issur Koch destacou o Porto Meridional como uma opção viável para esses investimentos. “Essa empresa tem interesse em áreas portuárias; portanto, apresentei o Porto Meridional como uma alternativa”, finaliza Issur.