A Band demitiu José Luiz Datena nesta semana. A decisão foi oficializada nesta quinta-feira, 28 de novembro, em comunicado oficial conjunto da emissora e do apresentador.
“Em comum acordo, Band e o apresentador José Luiz Datena encerram o contrato. Datena comandou com sucesso e grande audiência durante anos o programa Brasil Urgente, assim como participou brilhantemente de coberturas esportivas e programas de entretenimento”.
Apesar de falar em comum acordo, a situação de Datena estava complicada na Band desde que deu uma cadeirada em Pablo Marçal durante debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo em setembro, promovido pela TV Cultura. As informações são da Folha de São Paulo.
A TV do Morumbi entendia que o apresentador se desgastou com o episódio e precisava descansar a imagem para retornar ao Brasil Urgente, hoje comandado pelo filho dele, Joel Datena, ou então assumir outra atração do entretenimento. O contrato de Datena ia até dezembro.
Existia inclusive um acordo verbal entre o presidente da emissora, Johnny Saad, amigo pessoal de Datena, de que ele retornaria em 2025 para um programa do entretenimento.
Entretanto, o fato de ficar fora do ar incomodou o apresentador, que pressionava a emissora pra seguir no jornalismo mesmo tendo reclamado diversas vezes ao longo dos anos do fato de ser apresentador de policialesco.
A Band terminou o comunicado enfatizando que tem enorme carinho por Datena e laços de amizade com o profissional, que estava no Grupo Bandeirantes desde 2003.
Datena está em vias de fechar com o SBT
Livre da multa com a Band, Datena tem propostas da RedeTV para apresentar programas jornalísticos e de entretenimento a partir de 2025, mas deve ir mesmo para o SBT.
O site TV Pop divulgou com exclusividade nesta tarde que o apresentador deve ser anunciado nos próximos dias como o mais novo nome do casting do SBT, após Daniela Beyruti, presidente do SBT, atravessar as negociações dele com a emissora de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho. Por lá ele deverá apresentar o Tá na Hora e Marcão do Povo será remanejado para o Primeiro Impacto.
Processo de Marçal contra Datena
Após o episódio de agressão de Datena contra Pablo Marçal, o candidato do PRTB foi levado às pressas ao hospital Sírio Libanês, onde foi diagnosticado com fratura no sexto arco costal.
Em 27 de setembro, Marçal entrou com ação judicial contra Datena pedindo indenização de R$ 100 mil reais por danos morais que, na visão da defesa do PRTBista, foram caracterizados por constrangimento, humilhação pública e danos à imagem.