Ótima notícia para quem aguarda o novo edital do concurso INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou o incremento de mais 80 vagas no concurso autorizado no mês de agosto. Com a publicação da nova portaria, a autorização anterior foi revogada e a oferta total de vagas passa de 170 para 250.
No entanto, além das 250 vagas previstas para contratação imediata, o órgão conta realizará a formação de um cadastro reserva com mais 250 vagas, totalizando 500 oportunidades no total. A portaria com a ampliação do número de vagas foi publicada na última quinta-feira, dia 14, no Diário Oficial da União.
Todas as oportunidades são destinadas a carreira de perito médico, onde os interessados precisam ter formação em medicina e registro no Conselho Regional de Medicina. Os aprovados terão direito a remuneração mensal de R$ 16.875.99, já considerando o auxílio alimentação de R$ 1.000,00, para uma jornada de 40 horas semanais. A carreira de perito médico federal é vinculada à Subsecretaria de Perícia Médica Federal.
Segundo o Ministério da Previdência Social (MPS), o objetivo desta seleção é direcionar o preenchimento das vagas nas regiões do país onde se concentra o maior déficit de servidores, como é o caso do Norte e Nordeste. Com isso, a previsão é que os aprovados sejam contratados para atuar em localidades fora das capitais.
Edital em até seis meses
Com a autorização publicada, o INSS tem, agora, por lei, o prazo máximo de seis meses para divulgar o edital, ou seja, o documento deve ser publicado até maio de 2025. Contudo, o próprio INSS já declarou o interesse de divulgar o documento ainda neste ano de 2024.
Nesse meio tempo, o órgão também precisa realizar a contratação da banca que será responsável por receber as inscrições e aplicar as provas.
Já as provas devem ser aplicadas dois meses após a divulgação do edital. Nesse caso, considerando a data limite para publicação do edital, as provas serão aplicadas julho de 2025.