Israel deu mais um passo no fortalecimento de sua Força Aérea ao anunciar a compra de 25 caças F-15IA da Boeing. A aquisição, revelada pelo Ministério da Defesa, agora sob o comando de Israel Katz após a saída de Yoav Gallant, representa um investimento de 5,2 bilhões de dólares e integra o programa Foreign Military Sales (FMS) dos Estados Unidos. Com as primeiras entregas programadas para 2031, Israel deverá receber de quatro a seis caças anualmente, até completar o lote.
Este movimento insere-se em um contexto de acirramento das tensões geopolíticas no Oriente Médio e reforça a parceria estratégica com os EUA. Em agosto, Washington autorizou Israel a adquirir até 50 caças F-15IA, totalizando 18 bilhões de dólares, e a decisão sobre a compra das 25 aeronaves restantes ainda está em aberto.
O diretor-geral do Ministério da Defesa, Eyal Zamir, enfatizou a importância da aquisição ao afirmar que “este esquadrão de F-15, juntamente com o terceiro esquadrão de F-35 adquirido no início do ano, representa uma melhoria histórica do nosso poder aéreo e alcance estratégico.”
O modelo F-15IA, versão israelense do F-15EX Eagle II, também adotado pela Força Aérea dos EUA, é equipado com um radar AESA AN/APG-82(V)1, garantindo maior precisão em detecção de alvos. Com capacidade de atingir até 2,5 Mach e alcance de 1.272 km, o caça conta com dois motores turbofan General Electric F110-GE-129, que permitem decolar com peso máximo de 37.000 kg. Além disso, o sistema de contramedidas AN/ALQ-250 EPAWSS e o canhão M61 Vulcan de 20 mm complementam o arsenal do caça, que ainda possui 23 pontos de ancoragem para armamentos, como os mísseis AIM-9 Sidewinder, AIM-120 AMRAAM e AGM-158 JASSM.