A Marinha do Brasil deu um importante passo rumo à modernização de sua Aviação Naval com a aquisição dos helicópteros UH-17, designação nacional para o avançado Airbus Helicopters H135 T3. Estas aeronaves, que entraram em operação em 2020, destacam-se por sua versatilidade, tecnologia de ponta e capacidade de enfrentar os desafios das Operações Antárticas (OPERANTAR). Com sistemas atualizados, o UH-17 se tornou um símbolo da evolução estratégica das forças armadas brasileiras.
Com recursos como um cockpit digital, compatibilidade com visão noturna e capacidades de resgate e transporte aeromédico, o UH-17 marca uma nova era na eficiência logística e operacional. Conheça os detalhes dessa aquisição e sua importância para o Brasil.
Especificações técnicas e características ideais para operações em ambientes extremos
Em 2019, três UH-17 foram adquiridos como uma oportunidade única. Fabricados em 2016, eles estavam praticamente novos, com apenas cerca de 30 horas de voo. Antes de serem entregues à Marinha do Brasil, receberam melhorias importantes, como radar meteorológico Bendix 1600, flutuadores, rádio HF, guincho lateral com capacidade para 240 kg e um gancho externo que suporta até 700 kg.
Seu cockpit digital é compatível com óculos de visão noturna, e os esquis foram adaptados para melhor desempenho em operações militares. Com um comprimento de 10,2 metros, largura de 2 metros e altura de 3,9 metros, o UH-17 é compacto, mas poderoso.
Equipado com dois motores Safran Arrius 2B2 Plus de 621shp cada, ele possui capacidade de carga útil de 1.400 kg e alcance máximo de 609 km, com uma autonomia de voo de até 3h36 e velocidade máxima de 278 km/h. Essas características o tornam ideal para operações em ambientes extremos, como o continente antártico.
Operações e inovações na Antártida essenciais para missões logísticas da Marinha do Brasil
O primeiro UH-17 entrou em serviço em fevereiro de 2020, seguido pelos demais em julho de 2020 e dezembro de 2021. Desde então, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1) tem trabalhado no desenvolvimento de doutrinas operacionais e na qualificação de pousos em diversos navios da Marinha do Brasil.
Em abril de 2020, realizaram pousos no navio polar “Almirante Maximiano” e treinaram remoção das pás do rotor para hangaragem. Em setembro do mesmo ano, concluíram voos de qualificação no navio de pesquisa hidroceanográfico Vital de Oliveira, incluindo transporte de cargas interna e externa, essenciais para missões logísticas.
O helicóptero UH-17 desempenhou missões críticas de apoio logístico no continente antártico
Durante a 39ª OPERANTAR, o UH-17 fez sua estreia no continente antártico. A aeronave desempenhou missões críticas de apoio logístico a partir do “Almirante Maximiano”, demonstrando sua tecnologia e versatilidade em condições adversas.
Primeiro helicóptero da Marinha do Brasil a realizar missões de transporte aeromédico com UTI aérea a bordo
Além de sua atuação em operações antárticas, o UH-17 foi o primeiro helicóptero da Marinha do Brasil a realizar missões de transporte aeromédico com UTI aérea a bordo. Esta capacidade demonstra o avanço da Aviação Naval brasileira na modernização e diversificação de suas operações.
Com sua combinação de tecnologia de ponta, capacidades robustas e histórico operacional impressionante, o UH-17 solidifica seu papel como uma ferramenta essencial para a Marinha do Brasil, fortalecendo a presença do país em cenários estratégicos e desafiadores.