A Marinha do Brasil, por meio do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (Salvamar Brasil), recebeu oficialmente o avançado Drone Nauru 500C no dia 10 de outubro. O objetivo da aquisição é aprimorar as operações da força Naval no litoral e em águas interiores, incluindo mares, rios e lagos. A entrega do equipamento aconteceu durante uma cerimônia no Comando da Força Aeronaval, em São Pedro da Aldeia, Rio de Janeiro, marcando um importante passo para a modernização das operações de resgate e salvamento no Brasil.
O Nauru 500C, rebatizado como “RQ-2”, é, assim, um sistema de ISR que eleva significativamente as capacidades do 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas. Este sistema aprimora o Sistema de Planejamento e Apoio à Decisão em Operações de Busca e Salvamento (SPAD-SAR), levando-o a um novo patamar, mais eficiente e preciso.
Inovação e tecnologia de ponta nas operações de resgate
O Comandante de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul, Contra-Almirante Pedro Augusto Bittencourt Heine Filho, destacou a importância da inovação. “O Nauru 500C será um meio de apoio, operado pela Força Aeronaval, que trará maior agilidade nas operações de busca e salvamento realizadas pelo Salvamar. Este avanço demonstra o empenho da Marinha do Brasil em agregar novas ferramentas para salvar vidas no mar.”
A entrega do drone é fruto de uma colaboração entre a Marinha do Brasil, a Xmobots – empresa responsável pelo desenvolvimento e fabricação do Nauru 500C –, a Shell Brasil Petróleo LTDA e a CLS Brasil. Este acordo visa a criação de tecnologias inovadoras para o aprimoramento das operações de resgate em ambientes marítimos.
Marinha do Brasil e o futuro do salvamento marítimo, como o Drone Nauru 500C revoluciona as operações
Além disso, o equipamento transmite imagens em tempo real, em RGB quanto em infravermelho termal, permitindo, a identificação precisa de barcos, carros e pessoas. Com autonomia de voo de até 4 horas, alcance de 60 km e velocidade de 90 km/h, portanto, exemplifica a excelência brasileira em tecnologia.
O drone, projetado para missões BVLOS, alcança altitudes superiores a 400 pés (120 metros) e é, portanto, equipado com um sistema ISR de última geração. O equipamento transmite imagens em tempo real, em RGB e infravermelho termal, permitindo a identificação precisa de barcos, carros e pessoas, dia e noite.
Assim as características que destaca no Nauru 500C é sua capacidade de realizar decolagens e pousos em plataformas móveis ou embarcações. Esse diferencial, a tecnologia VTOL permite o uso do drone em áreas de difícil acesso, facilitando operações complexas de resgate e salvamento de emergência
Parcerias estratégicas para o avanço tecnológico
A entrega do Nauru 500C também envolveu importantes parcerias estratégicas. Estiveram presentes na cerimônia, além das autoridades como os Contra-Almirantes Ozório (DAERM), Gaio (Comandante da Força Aeronaval) e Heine (Comandante de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul), representantes da Shell Brasil, CLS Brasil e FUNDEP.