A Panasonic, fornecedora de baterias da Tesla, anunciou que começará a produção em massa de sua nova célula de bateria 4680 em uma fábrica reformulada em Wakayama, no Japão. A inovação promete revolucionar o setor de veículos elétricos (EVs) ao oferecer maior capacidade de armazenamento, menor custo de produção e, consequentemente, preços mais acessíveis para os consumidores.
Com um aumento de 500% na capacidade de armazenamento em comparação às células 2170 utilizadas atualmente nos modelos Tesla Model Y e Model 3, a 4680 também permite reduzir o número de células necessárias para alcançar a mesma capacidade de bateria. Segundo a Panasonic, isso contribui para a extensão da autonomia dos EVs e para a redução de custos gerais de produção.
Além de ser tecnologicamente avançada, a fábrica em Wakayama funcionará como um centro de testes para outros produtos e será alimentada por energia solar e eólica. A meta é operar com emissões quase nulas de dióxido de carbono, alinhando-se aos esforços globais para reduzir os gases de efeito estufa que afetam a saúde pública e o meio ambiente.
O CEO da Panasonic Energy, Kazuo Tadanobu, destacou que a produção da 4680 é resultado de anos de expertise na fabricação de baterias de íons de lítio. Ele acredita que a nova célula desempenhará um papel crucial no aumento da adoção de EVs e no avanço rumo a uma sociedade mais sustentável.
Com o mercado de veículos elétricos em crescimento acelerado, registrando vendas globais de quase 14 milhões no último ano, a produção da 4680 chega em um momento oportuno. Além disso, incentivos fiscais nos Estados Unidos, que chegam a US$ 7.500, continuam a estimular a compra de veículos mais limpos.
A Panasonic espera que, em breve, a bateria 4680 esteja presente em diversos modelos de EVs, consolidando sua posição como líder em inovação no setor.
Com informações de: thecooldown