Em entrevista à CNN nesta sexta-feira, 1º de novembro, o ministro da Defesa José Múcio Monteiro declarou que a queda de 2 aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) durante voos de treinamento nos últimos 10 dias foi uma infeliz coincidência.
Segundo Múcio, as causas já estão sendo investigadas. “Infelizmente, acidentes acontecem. A única forma de não ter acidente com aviões é eles não saírem do chão”.
No dia 22 de outubro, um caça da FAB caiu na Grande Natal. O piloto conseguiu se ejetar e foi resgatado por uma equipe de salvamento da Força Aérea.
Já nesta sexta, um avião T-27 Tucano caiu depois de colidir com outro do mesmo modelo na zona rural de Pirassununga (SP). Segundo informações da Polícia Militar, uma das aeronaves caiu, mas o piloto também conseguiu se ejetar antes da queda e acionou o paraquedas.
O cadete do 4º ano da Academia da Força Aérea foi resgatado por uma equipe de salvamento e levado ao Hospital sem lesões. O piloto da outra aeronave afetada conseguiu pousar em segurança.
Ainda na sexta-feira, na parte da manhã, um avião da FAB precisou fazer pouso de emergência no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, de Recife. Segundo a Força Aérea, o piloto reportou ao controle de tráfego aéreo que houve uma falha de motor.
“O Comando da Aeronáutica informa que uma aeronave Hawker IU-93A, pertencente à FAB, apresentou falha momentânea do motor, vindo a pousar sem intercorrências e com segurança no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, em Recife, na manhã da última sexta-feira”.
Investigadores do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) vão apurar possíveis fatores que contribuíram para a ocorrência. O piloto conseguiu pousar em segurança e, como procedimento padrão em situações dessa natureza, equipes do aeroporto o aguardavam na proximidade da pista em caso de imprevisto.
De matrícula FAB-6050 e responsável pela inspeção e manutenção dos sistemas de navegação aérea em todo o país, o jato partiu de Petrolina (PE) às 9h15, subiu até 25 mil pés de altitude, voou até o litoral, baixou até 10 mil pés de altitude e, antes da aproximação para o pouso, realizou duas trajetórias circulares. O pouso aconteceu por volta das 11 horas, horário de Brasília.