A Petrobras anunciou o início da construção de seu primeiro projeto-piloto dedicada à produção de hidrogênio renovável no Brasil. Situada na Usina Termelétrica do Vale do Açu, no Rio Grande do Norte, a instalação representa um investimento de R$ 90 milhões em parceria com o Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis e com execução a cargo da empresa WEG. reconhecida mundialmente no setor de eletrificação, a planta deverá entrar em operação no primeiro trimestre de 2026.
Esse método é altamente sustentável, pois reduz as emissões de gases de efeito estufa e utiliza uma fonte abundante no Brasil: A energia solar. Para Maurício Tolmasquim, diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, o projeto é um marco, pois combina inovação e sustentabilidade.
Petrobras e o Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis lança projeto piloto de produção de hidrogênio renovável por eletrólise da água
Um projeto sustentável que impulsiona energia limpa no país, por meio de uma planta-piloto na Usina Termelétrica do Vale do Açu e expansão de energia solar.
Nossa parceria promove a produção de hidrogênio renovável a partir da eletrólise da água utilizando energia solar. Com essa tecnologia, reduzimos a emissão de gases de efeito estufa e promovemos o uso de recursos naturais abundantes e sustentáveis no país.
Além disso, ampliamos a capacidade da Usina Fotovoltaica de Alto Rodrigues de 1,1 MWp para 2,5 MWp para atender à demanda energética da planta de eletrólise, com capacidade de 2 MW. Em seguida, testaremos a estrutura em diferentes modos operacionais, aproveitando a conexão com a rede elétrica e o sistema de armazenamento de energia.
Posteriormente, utilizaremos o hidrogênio produzido em estudos de mistura com gás natural, alimentando microturbinas para testes de desempenho e integridade estrutural. Com essa iniciativa, nos posicionamos como pioneiros no Brasil em hidrogênio renovável, reforçando nosso compromisso com inovação e sustentabilidade na energia limpa.