O estado do Rio Grande do Sul está prestes a experimentar uma transformação econômica e logística com o surgimento de um novo terminal marítimo. O projeto Porto Meridional, Porto de Arroio do Sal, será um grande diferencial logístico, com capacidade operacional duas vezes maior que o Porto de Rio Grande, localizado no Litoral Norte.
A proposta é impulsionar o turismo e facilitar importações e exportações para grandes empresas da Serra Gaúcha.
Início de um projeto estratégico para o Estado
O Porto Meridional, em Arroio do Sal, RS, surgiu em 2017, a partir da ideia de Fernando Carrion, inspirado em estudos do Império sobre um porto em Torres.
Em 2018, surgiu novamente a ideia de um novo porto. Em visita à Inglaterra, Carrion constata que Torres tem profundidade ideal para um ancoradouro de 18 metros.
Com o apoio do senador Luiz Carlos Heinze e empresários da Serra Gaúcha, Fernando Crrion mobilizou a Marinha do Brasil, que confirmou a viabilidade do local para grandes navios.
O projeto também contou com o respaldo do então presidente Jair Bolsonaro e do vice-presidente Hamilton Mourão, o que ampliou sua importância e alcance.
Ruben Antonio Bisi, além disso coordenador do projeto, informou que o investimento inicial para a construção do Porto Meridional será de 1,3 bilhão de dólares, sendo 100% privado, sem recursos públicos.
Segundo ele, “o apoio do estado será apenas para homologações e aprovações dos projetos.” Em outubro, os ministros Silvio Costa Filho e Paulo Pimenta, formalizaram o contrato para o início das obras, enquanto Claudio Bier, celebrou como vitória para todos os gaúchos.
O impacto econômico e a geração de empregos
Entretanto a inauguração do Porto Meridional no Rio Grande do Sul gerará 2 mil empregos diretos e 5 mil indiretos, aumentando a competitividade na logística e na economia do estado, afirmou ministro Silvio Costa Filho.
Consequentemente, o projeto será crucial para o escoamento de granéis sólidos, líquidos e contêineres, consolidando a posição do Rio Grande do Sul no cenário portuário nacional. O senador Luiz Carlos Heinze considera a obra uma oportunidade de desenvolvimento, com potenciais, benefícios econômicos e estímulo ao turismo.
O Porto Meridional responde a desafios logísticos enfrentados por empresas gaúchas, que estão distante dos portos de Santa Catarina e do Porto de Rio Grande, resultando em altos custos de escoamento.
Portanto, Ruben Bisi, do Mobi Caxias, afirma que o novo terminal reduzirá a distância para 180 quilômetros, proporcionando significativas na economia e logística. Em suma ele destaca que o porto contará com uma operação moderna e eficiente, equipada com tecnologia de ponta para garantir agilidade nas operações.
Atualmente, o projeto aguarda a conclusão do estudo de viabilidade, prevista para dezembro, após o qual iniciarão os planos logísticos de acesso ao porto.
Todavia, Bisi revelou que 40% da capacidade de operação já está reservada, com previsão para o início das obras no próximo ano.
Afinal Prefeitos e líderes empresariais, manifestaram apoio à iniciativa, ressaltando seus benefícios para o fortalecimento da infraestrutura logística e a criação de empregos na região.
Oportunidades para a Serra Gaúcha e projeções futuras no Rio Grande do Sul
O Porto Meridional deverá atrair empresas e investidores, promovendo o crescimento econômico em Arroio do Sal e nos municípios vizinhos do Rio Grande do Sul.
Vinicius Pessin destaca como a Serra Gaúcha se beneficiará no setor produtivo e reduzirá custos de transporte permitindo uma movimentação mais sustentável de cargas.
Sonia Deitos e João Silvestrin reforçam a relevância do porto, afirmando que sua infraestrutura impulsionará a economia e a logística da região de forma significativa.
O projeto Porto Meridional fortalecerá o setor logístico e oferecerá novas perspectivas econômicas, colocando o Rio Grande do Sul em destaque no cenário portuário brasileiro.