A Rússia anunciou avanços no desenvolvimento do helicóptero híbrido NV.17, projetado pela Heliburo, que chegou à fase de design técnico após a conclusão das etapas preliminares. Essa aeronave de classe média terá funções variadas, como transporte de carga, passageiros e suporte de fogo. A previsão é que o primeiro voo aconteça em 2027.
Equipado com pilones externos e lançadores de foguetes, permitindo sua utilização em operações de reconhecimento e suporte aéreo próximo. Sua configuração híbrida inclui um sistema de propulsão avançado e controles integrados. O helicóptero pode voar até sete horas com uma reserva de combustível e percorrer aproximadamente 50 km em apenas sete minutos.
Helicóptero híbrido que promete redefinir operações aéreas na Rússia
O trem de pouso retrátil contribui para a eficiência aerodinâmica durante o voo, e suas capacidades de combate incluem o uso de foguetes não guiados. O NV.17 foi projetado para ocupar o segmento intermediário da frota russa, complementando modelos leves, como o Ansat, e aeronaves pesadas, como o Mi-26.
Atende missões que exigem maior capacidade que os helicópteros leves, sem as limitações operacionais dos modelos maiores. Seu design apresenta semelhanças com o Mi-17, amplamente utilizado em operações militares e de transporte.
Helicópteros de classe semelhante incluem o americano UH-60 Black Hawk e o europeu NH90, ambos reconhecidos por suas funcionalidades multiuso e tecnologias modernas.
Tecnologia avançada e o futuro do transporte de combate aéreo da Rússia
Enquanto desenvolve o NV.17, a Rússia também moderniza outras aeronaves de sua frota. Helicópteros de ataque como o Ka-52M e o Mi-28NM receberam aprimoramentos em aviônicos, sistemas de mira e compatibilidade com armamentos mais avançados, como o míssil LMUR.
Modelos atualizados começaram a ser entregues em 2023. Já o Mi-26T2V, versão aprimorada do helicóptero pesado Mi-26, conta com novos sistemas de navegação e defesa, enquanto o Mi-38T, concebido para substituir os antigos Mi-8 e Mi-17, oferece maior capacidade de carga e alcance.
Impacto do conflito na Ucrânia envolve perda de helicópteros de ataque e desafios operacionais
O conflito na Ucrânia resultou em perdas significativas para a frota de helicópteros da Rússia, incentivando o desenvolvimento de novos modelos. Dados de inteligência de fontes abertas apontam a destruição ou danos de pelo menos 61 helicópteros Ka-52 desde o início do conflito, representando cerca de 10% da frota russa.
A maior parte dessas perdas envolve helicópteros de ataque, como os Ka-52 e Mi-28. Essas baixas têm impactado a capacidade operacional da Rússia, especialmente no suporte aéreo próximo e em operações de guerra eletrônica, devido à perda de variantes especializadas como o Mi-8MTPR-1.
Desafios operacionais reforçam a necessidade de modernização e diversificação da frota para manter a eficácia em operações aéreas diante de cenários complexos de conflito.