A Toyota Motor Corporation e a Joby Aviation deram um grande passo para a transformação do transporte urbano e interurbano com o primeiro voo de teste do seu táxi aéreo elétrico no Japão. A aeronave inovadora, com capacidade para até quatro passageiros e um piloto, já alcança uma velocidade máxima de 320 km/h e, em breve, poderá ser a solução ideal para reduzir o congestionamento nas cidades e fornecer uma alternativa sustentável ao transporte tradicional.
A estreia internacional do táxi aéreo ocorreu no Centro Técnico Higashi-Fuji, em Shizuoka, Japão, com o impressionante Monte Fuji ao fundo. Essa apresentação marca o início de uma fase crucial de testes para obtenção das certificações necessárias para o lançamento comercial, previsto para os próximos anos.
A aeronave não apenas atinge altas velocidades, mas também opera com baixíssimo nível de ruído e zero emissões poluentes, colocando-a à frente dos helicópteros em termos de impacto ambiental.
Toyota e Joby inovam com táxi aéreo elétrico no Japão
O relacionamento entre a Toyota e a empresa norte-americana Joby Aviation começou há sete anos, e desde então as duas empresas têm colaborado intensamente no desenvolvimento de soluções de mobilidade aérea elétrica. Em 2023, a Toyota formalizou um acordo de longo prazo com a Joby, comprometendo-se a fornecer componentes fundamentais para o sistema de propulsão e atuação da aeronave. Esse suporte técnico e logístico, fruto do conhecimento da Toyota em engenharia e tecnologia de produção, fortalece a Joby na missão de tornar o transporte aéreo sustentável uma realidade cotidiana.
Parceria entre Toyota e Joby Aviation impulsiona uma nova era na aviação ecológica
Para Joe Ben Bevirt, CEO da Joby Aviation, o voo no Japão simboliza um avanço significativo no propósito compartilhado com a Toyota de tornar a aviação ecológica uma opção de transporte acessível. Em suas palavras, “Este voo é uma visão de como o futuro da mobilidade pode se tornar mais eficiente e menos poluente”. A visão da Toyota para o setor aéreo é igualmente ambiciosa, e Hiroki Nakajima, vice-presidente executivo da empresa, enfatizou a capacidade da mobilidade aérea de revolucionar a percepção de tempo e espaço.
Investimento e sustentabilidade: um futuro de transporte ecológico
Em continuidade à parceria, a Toyota anunciou recentemente um investimento adicional de 500 milhões de dólares na Joby Aviation, somando um total de 894 milhões de dólares aplicados no projeto até o momento.