Enquanto continuam os detalhados estudos preliminares de design do porta-aviões da Marinha francesa de nova geração (PA-NG), as características do navio estão cada vez mais claras. Começando por seu tonelagem, que será um pouco superior à estimativa inicial de 75.000 toneladas.
As ambições da França de entrar em uma nova era de poder naval estão dando um passo importante com a confirmação da Direção Geral de Armamento (DGA) dos primeiros pedidos para o sistema de propulsão nuclear do futuro porta-aviões Porte-Avions Nouvelle Génération (PANG) da Marinha Francesa.
A Marinha Francesa vai contratar uma rede de fornecedores e subcontratados industriais do setor nuclear no âmbito de um contrato importante de 600 milhões de euros (640 milhões de dólares).
Esses pedidos cruciais lançam as bases para a fabricação de elementos-chave essenciais para o sistema de propulsão, pavimentando o caminho para a construção de todo o porta-aviões.
O Grupo Naval, a principal empresa francesa de defesa, desempenha um papel fundamental nessa tarefa, supervisionando a industrialização e produção dos principais componentes das salas de caldeiras nucleares. Suas responsabilidades se estendem a múltiplos locais, incluindo Cherbourg e Nantes-Indret.
Além disso, o Chantiers de l’Atlantique supervisionará a modificação de suas instalações industriais localizadas em Saint-Nazaire para adaptá-las à fase de construção.
A TechnicAtome, contratante principal das salas de caldeiras nucleares com sede em Aix-en-Provence, será responsável pelo design e supervisão industrial necessários para o processo de construção.
A operação é crucial para a França em seus planos de iniciar a construção de um porta-aviões de nova geração. Conhecido como Porte-Avions de Nouvelle Génération (PANG), o projeto iniciou seus estudos preliminares em outubro de 2018.
Esses esforços foram seguidos por amplos “estudos de mitigação de riscos e inovação” entre janeiro de 2021 e dezembro de 2023, juntamente com “estudos preliminares de design” do primeiro trimestre de 2021 ao primeiro trimestre de 2023. Marinha
O programa PANG agora está na “fase de definição”, que está prevista para ser concluída em dezembro de 2025, com o marco da “revisão funcional do sistema”. A decisão de avançar para a fase de desenvolvimento e produção está prevista para o final de 2025 ou início de 2026, iniciando uma década de atividades entre 2026 e 2036. Marinha
Neste período, estão previstos vários marcos críticos, como a revisão preliminar do design no quarto trimestre de 2028, a revisão crítica do design no quarto trimestre de 2029, e o início dos primeiros testes de mar no final de 2035 ou início de 2036.
A entrega e a entrada em serviço do porta-aviões estão previstas para o final de 2036 ou início de 2037 e o final de 2037 ou início de 2038, respectivamente.
O programa PANG (porte-avions de nouvelle génération)
O Porte-Avions Nouvelle Génération (PANG), um porta-aviões futurista de propulsão nuclear que substituirá o atual Charles de Gaulle em 2038, promete ser uma maravilha da engenharia, com poder e capacidades incomparáveis que consolidarão a posição da França como potência marítima nas próximas décadas.
O PANG representa um avanço significativo na tecnologia naval. Com um deslocamento inicial previsto de 75.000 toneladas, já a caminho das 80.000, e dimensões de 310 metros de comprimento e 85 metros de largura em seu ponto mais largo, o navio supera seu antecessor.
Impulsionado por dois reatores nucleares de última geração fornecidos pela TechnicAtome, o PANG terá três eixos motores, garantindo maior manobrabilidade e agilidade. Marinha
Apesar de ter um eixo a menos do que seus homólogos americanos de maior porte, o sistema de propulsão nuclear do PANG permitirá que ele mantenha uma velocidade e resistência excepcionais, com capacidade para permanecer no mar por até uma década sem reabastecer. Marinha
A chave para a superioridade do PANG será seu armamento avançado e a sua frota de aeronaves. O porta-aviões está projetado para abrigar cerca de 30 caças de última geração ou Rafale-M, com até três E-2D Advanced Hawkeyes e uma frota de drones.
O PANG, equipado com duas ou três catapultas eletromagnéticas (EMALS) de 90 metros fabricadas pela General Atomics, será capaz de lançar aeronaves com eficiência e precisão.
O projeto conta com a supervisão da Comissão de Energia Atômica (CEA), que garantirá a perfeita integração e operação dos reatores nucleares do PANG. Os reatores serão projetados para reabastecimento apenas uma vez a cada 10 anos.
O porta-aviões avançará graças a um sistema de propulsão de última geração, com reatores nucleares K-22, projetados para fornecer entre 220 e 230 megawatts. Isso permitirá que o navio atinja velocidades de 30 nós e utilize sistemas avançados como o EMALS e armas de energia dirigida.
A adoção da propulsão nuclear oferece várias vantagens em relação aos métodos convencionais, incluindo maior resistência, devido à menor necessidade de reabastecimento, e maior disponibilidade. Marinha
Com este último contrato, serão adquiridos os materiais avançados necessários para a propulsão nuclear do navio, especialmente componentes como câmaras de caldeiras, estruturas de contenção e sistemas de conversão de energia a vapor. Marinha