A Força Aérea Brasileira está reforçando sua frota de aviões de ataque leve Super Tucano para trabalharem em estreita coordenação com seus caças Gripen.
Esta atualização tem como foco a criação de uma rede unificada que melhorará a sinergia operacional entre as aeronaves em missões contra o tráfico de drogas e na detecção de objetos aéreos relacionados às operações de cartéis.
Um aspecto fundamental da modernização é a padronização do canal de transmissão de dados dos aviões. Os caças Gripen, já equipados com sistemas avançados de radar capazes de detectar alvos tanto aéreos quanto terrestres, irão transmitir informações críticas para os pilotos dos Super Tucano.
Modernização estratégica dos Super Tucano pela Força Aérea Brasileira
Um total de 68 aviões A-29 A/B Super Tucano serão modernizados para atender ao padrão A-29M. Isso implicará a instalação de sensores eletro-ópticos e novos painéis na cabine, semelhantes aos utilizados no Gripen, proporcionando aos pilotos um maior conhecimento da situação operacional.
O Super Tucano modernizado também será capaz de receber dados dos aviões E-99 AEW&C, que possuem capacidade de realizar voos de longa duração e vigilância de áreas extensas. Essa funcionalidade ampliará o alcance operacional do Super Tucano, permitindo uma resposta mais rápida a ameaças emergentes.
Está previsto que o esforço de modernização comece em 2025 e seja concluído em 2028, dependendo de um financiamento oportuno por parte do governo brasileiro e do Ministério da Defesa.
O Ministério da Defesa do Brasil destacou a importância dessa iniciativa devido ao crescente número de interceptações de aeronaves utilizadas por cartéis de drogas ilícitas.
Um incidente notável ocorreu nos dias 9 e 10 de abril de 2024, quando um Super Tucano interceptou com sucesso duas aeronaves que haviam entrado ilegalmente no espaço aéreo brasileiro sem planos de voo. Os narcotraficantes deliberadamente colidiram seus aviões no chão em uma tentativa de evitar a captura.
A integração com os sistemas de radar a bordo melhorará significativamente a capacidade do Super Tucano de detectar alvos que voam em baixa altitude e guiar as aeronaves interceptadoras de maneira mais eficaz.
Integração tecnológica entre Gripen e Super Tucano
No início deste ano, a Embraer, fabricante do Super Tucano, anunciou a produção do A-29N Super Tucano, uma versão do avião equipada com equipamentos compatíveis com a OTAN.
No evento LAAD Defense & Security 2023, a Embraer apresentou o A-29N, que conta com novas capacidades de transmissão de dados e um modo de operação para um único piloto. Essas atualizações abrem novas possibilidades operacionais para o Super Tucano, incluindo seu uso em missões de treinamento de Controlador Conjunto de Ataques Terrestres [JTAC].
Além disso, a aeronave será equipada com sistemas de treinamento de última geração, incluindo tecnologias de realidade virtual, aumentada e mista, para adequar suas capacidades operacionais aos padrões da OTAN.
O A-29 A/B Super Tucano, um versátil avião de ataque leve desenvolvido pela Embraer, tornou-se uma peça-chave da Força Aérea Brasileira [FAB].
Essas aeronaves são projetadas para uma variedade de missões, incluindo apoio aéreo aproximado, contrainsurgência e operações de vigilância, além de policiamento aéreo.
O Super Tucano demonstrou sua eficácia em inúmeras zonas de conflito, com atenção especial à guerra irregular e às operações antidrogas, ganhando uma reputação de confiabilidade e eficiência em ambientes desafiadores.
O A-29 Super Tucano é impulsionado por um motor turboélice Pratt & Whitney Canada PT6A-68/68C, que oferece um equilíbrio entre potência e eficiência de combustível para operações de decolagem e pouso curtos [STOL].
O motor é capaz de produzir cerca de 1.600 cavalos de potência, permitindo que o Super Tucano atinja velocidades de até 360 nós. O design da aeronave é otimizado tanto para resistência quanto para agilidade, tornando-o uma plataforma ideal para operações em terrenos complexos, como as densas florestas amazônicas, onde frequentemente é usado em missões antidrogas.
A fuselagem do Super Tucano é construída com uma combinação de alumínio e materiais compostos, garantindo um equilíbrio entre resistência e leveza. O avião é equipado com um design de asa alta que permite excelente visibilidade e estabilidade, essenciais para sua função principal de apoio aéreo aproximado e reconhecimento.
A aeronave é equipada com trem de pouso triciclo retrátil, o que facilita operações em pistas curtas e até austeras, aumentando ainda mais sua flexibilidade operacional.
O A-29 A/B Super Tucano é equipado com um conjunto sofisticado de aviônicos, que variam conforme o modelo e os requisitos específicos da missão.
O modelo básico A-29A é projetado para operações de ataque leve e vigilância, enquanto o A-29B inclui atualizações adicionais que permitem capacidades multifuncionais, como aviônicos mais avançados, sistemas de comunicação aprimorados e equipamentos de missão melhorados.
O núcleo de seu pacote de aviônicos inclui uma cabine digital com painéis multifuncionais, oferecendo aos pilotos um alto grau de conhecimento e controle situacional. A aeronave também é equipada com um sistema de navegação inercial [INS] e GPS, permitindo orientação e navegação precisas em operações tanto diurnas quanto noturnas.
Capacidades multifuncionais e a contribuição para a Força Aérea Brasileira
Uma das características mais marcantes do Super Tucano é sua capacidade de transportar uma ampla gama de cargas úteis. Ele é equipado com cinco pontos de fixação: dois sob as asas, dois sob a fuselagem e um na linha central da aeronave.
Isso permite que o Super Tucano carregue uma variedade de munições guiadas com precisão [PGM], bombas, foguetes e uma ampla gama de munições ar-solo. Por exemplo, a aeronave pode ser equipada com o módulo de orientação Rafael Litening, que melhora sua capacidade de ataque de precisão, permitindo ao piloto rastrear alvos e utilizar bombas guiadas por laser com precisão.
Além disso, o Super Tucano é equipado com uma metralhadora FN Herstal M3P de 12,7 mm montada na asa direita, oferecendo uma opção altamente eficaz para atacar alvos terrestres.
O A-29 A/B Super Tucano também está configurado para funções de reconhecimento e vigilância, graças à sua capacidade de transportar modernos equipamentos de monitoramento, como sensores eletro-ópticos e infravermelhos [EO/IR].
Esses sensores permitem à aeronave rastrear e identificar alvos terrestres em tempo real, mesmo em condições de pouca visibilidade, como à noite ou sob condições climáticas adversas.
O Super Tucano também é capaz de transportar uma variedade de sistemas de coleta de inteligência, incluindo radar, útil para monitorar grandes áreas e detectar ameaças potenciais, como aeronaves ilícitas ou operações de tráfico de drogas.
Em termos de comunicações, o Super Tucano está equipado com avançados sistemas de rádio seguro que permitem comunicações criptografadas com centros de comando, outras aeronaves e unidades terrestres.
Essa capacidade de link de dados seguro garante que as informações possam ser trocadas em tempo real, crucial para coordenar ataques aéreos, vigilância e outras operações.
Os sistemas da aeronave também permitem a troca de dados com outras plataformas, como aeronaves de alerta antecipado e controle aéreo [AEW&C], que podem fornecer maior consciência situacional durante operações complexas.
Em resumo, o A-29 A/B Super Tucano é uma aeronave muito versátil e capaz, oferecendo uma combinação de aviônicos avançados, grande capacidade de carga útil e funcionalidade multifuncional.
Seu papel nas operações de combate à insurgência e ao narcotráfico da Força Aérea Brasileira demonstra a importância de plataformas flexíveis e econômicas que possam realizar uma ampla gama de missões.
A contínua modernização do Super Tucano, incluindo sua integração com tecnologias e sistemas avançados, garante que ele continue sendo uma peça-chave da Força Aérea Brasileira nos próximos anos.