O Exército Brasileiro deu um importante passo em sua modernização ao adquirir 100 mísseis anticarro Spike-LR de 5ª geração da empresa israelense Rafael Advanced Defense Systems Ltd. O anúncio foi feito pela Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW) em 30 de novembro, como resultado da cotação internacional RFQ 00125/2021-COLOG. O investimento, que também inclui lançadores, simuladores e suporte logístico, totalizou US$ 19.023.200,00.
O Spike-LR (Long Range) é um míssil eletro-óptico de 5ª geração projetado para múltiplas plataformas, podendo ser operado tanto por infantaria quanto por veículos. A sua integração com sistemas de armas remotamente controlados (SARC) permite lançamentos precisos, independentemente das condições climáticas ou luminosidade, com alcance superior a 4 km.
Exército Brasileiro moderniza o EE-9 Cascavel com mísseis Spike-LR
Essa versatilidade faz do Spike-LR a escolha ideal para equipar o EE-9 Cascavel, um blindado leve de reconhecimento do Exército Brasileiro, que passará por modernizações significativas. O sistema deverá incluir uma estação de lançamento remota, alinhando-se às demandas de combate moderno.
Influência do Spike-LR no fortalecimento estratégico das Forças Armadas
A aquisição do Spike-LR também poderá influenciar a Marinha do Brasil, especialmente na escolha de armamento para seus helicópteros AH-11B Wild Lynx, recentemente modernizados no Reino Unido e entregues ao Esquadrão Lince. Segundo o almirante Alvarenga, comandante da Aviação Naval Brasileira, o Spike está sendo analisado juntamente com o Sea Venom, da MBDA, para determinar qual será adotado como padrão.
Modernização estratégica e investimento em tecnologia de ponta e fortalecem a defesa
A decisão final será tomada após a entrega completa dos helicópteros AH-11B. Essa escolha estratégica reflete o compromisso das Forças Armadas do Brasil em equipar suas unidades com tecnologia de ponta, fortalecendo sua capacidade de defesa em cenários variados.