Você sabia que é possível ingressar nas Forças Armadas mesmo aqueles que já possuem mais de 60 anos? Essa rara oportunidade é oferecida ao longo do ano pela Marinha e pela Força Aérea, onde o candidato tem a possibilidade de ingressar direto como Oficial Superior ganhando salário que pode chegar a R$ 19 mil por mês.
Ao contrário de outros processos seletivos, onde a idade máxima aceita varia entre 35 anos e 42 anos, nos editais para Oficiais Superiores é permitido o ingresso de brasileiros com até 63 anos.
Quais os requisitos?
Contudo, para agarrar essa oportunidade, as Forças Armadas exigem que os candidatos possuam notório saber cientifico, ou seja, é necessário possuir nível superior de formação, com mestrado ou doutorado na área em que está sendo oferecida a vaga.
No caso da Marinha, por exemplo, é possível ingressar diretamente como Capitão de Corveta, enquanto a FAB permite o ingresso no posto de Major. Outro detalhe importante é que as vagas são voluntárias e de contratação temporária. No entanto, os salários compensam.
Como é feita a seleção?
A forma de seleção acontece por meio de análise documental e avaliação curricular. Os aprovados nessas etapas iniciais passarão, em seguida, por inspeção de saúde e teste de aptidão física.
Como participar do processo seletivo?
Os interessados precisam ficar atentos às publicações nos sites oficiais da FAB e da Marinha, assim como nas matérias atualizadas diariamente aqui no site da Revista Sociedade Militar. Quando um aviso de convocação é publicado, o prazo de inscrições é aberto e o interessado deve realizar a candidatura, enviando, junto com a ficha de inscrição, a documentação exigida no edital que comprove a escolaridade, a titulação e as experiências anteriores do candidato.