A Marinha Francesa e a Direção Geral de Armamento (DGA) devem iniciar a próxima fase do programa do sistema de aeronaves não tripuladas (UAS) VSR700 da Airbus Helicopters nas próximas semanas ou meses. O anúncio foi feito por Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters, que destacou o avanço incremental do projeto e sua previsão de entrada em serviço entre 2026 e 2027.
Essa nova etapa surge após testes bem-sucedidos de um demonstrador do VSR700, realizados no ano passado a bordo da fragata multifuncional FREMM da Marinha Francesa. Esses testes fazem parte do esforço tecnológico de mitigação de riscos no âmbito do programa Système de Drone Aérien Marine (SDAM).
Desde 2018, a Airbus Helicopters e a Naval Group, responsáveis pelo desenvolvimento conjunto do drone, trabalham sob contrato do SDAM.
Proposta de evolução e planejamento militar
Durante uma coletiva de imprensa realizada na fábrica da Airbus Helicopters em Marignane, França, Bruno Even afirmou que as discussões com a Marinha e a DGA estão avançadas. Segundo ele, “estamos otimistas de que poderemos decidir pelo lançamento do programa do VSR700 nas próximas semanas ou meses, considerando a crescente necessidade de capacidades não tripuladas”.
No contexto do Loi de Programmation Militaire (programa de longo prazo de gastos de defesa da França), a Airbus Helicopters propõe uma evolução gradual para garantir a entrada em operação do VSR700 até 2027.
A empresa ainda aguarda definições sobre a quantidade de aeronaves que serão contratadas, mas confirmou que o helicóptero não tripulado já atendeu a todos os requisitos operacionais durante a fase de mitigação de riscos do SDAM.
Capacidades do VSR700 e concorrência com projeto de operações da Marinha Francesa
Baseado no helicóptero leve Guimbal Cabri G2, o VSR700 é projetado para operações navais de inteligência, vigilância, aquisição de alvos e reconhecimento (ISTAR), além de guerra antissubmarino (ASW).
Bruno Even destacou também que, em uma configuração alternativa, a aeronave poderia realizar missões logísticas para o Exército Francês, embora o design para essa versão ainda não tenha sido iniciado.
No entanto, a Airbus Helicopters pode enfrentar concorrência no contrato de produção do SDAM, com a possível entrada do UAS de asa rotativa Schiebel S-300, da Áustria, como alternativa.
Solução para atender às necessidades da Marinha Francesa
Capaz de decolar e pousar verticalmente, o VSR700 demonstra ser uma solução versátil e avançada para atender às necessidades da Marinha Francesa e possivelmente de outras forças armadas no futuro. A decisão final sobre o programa deve determinar se a França optará por um contrato de desenvolvimento seguido pela produção ou por um acordo simultâneo para ambas as fases.