A Noruega está prestes a transformar radicalmente a mobilidade de sua população com o Rogfast , um túnel rodoviário subaquático que promete ser o mais longo e profundo do mundo. Com um custo estimado de £ 36 bilhões (cerca de R$ 277 bilhões), esse megaprojeto ambicioso reduzirá pela metade uma viagem de 21 horas, conectando regiões-chave do país em apenas 35 minutos.
Um túnel rodoviário que mudará o jogo
O Rogfast será uma passagem submarina de 25 km, atravessando o condado de Rogaland e conectando os municípios de Randaberg e Bokn. Atualmente, essa rota depende de balsas, o que torna as viagens longas e pouco práticas. Com o túnel rodoviário, milhões de pessoas terão acesso a uma solução de transporte eficiente, que passam por uma rocha sob o fiorde.
Essa infraestrutura ligará as cidades de Stavanger, um polo estratégico da indústria petrolífera no Mar do Norte, e Bergen, conhecida tanto pelo petróleo quanto pela pesca. A nova rota, integrada à rodovia E39, substituirá as sete balsas atualmente utilizadas, economizando 11 horas de deslocamento.
Redução de tempo e custos
Além de ser o túnel subaquático mais longo e profundo do mundo, o Rogfast oferece um tempo de travessia impressionante: apenas 35 minutos. Essa eficiência permite a conexão mais rápida entre o sul e o norte do país, beneficiando tanto a mobilidade pessoal quanto o transporte comercial.
O impacto financeiro será amortizado por um pedágio estimado em £30 (R$230) por veículo. Mesmo assim, a expectativa é de que cerca de 6.000 veículos utilizem a passagem submarina diariamente. O governo norueguês está financiando 40% do projeto, enquanto o restante será recuperado com as cobranças de pedágio.
O maior túnel subaquático do mundo
Quando concluído, o Rogfast ultrapassará outro importante túnel subaquático norueguês, o Lærdal, que atualmente detém o título de maior túnel rodoviário do mundo. Embora a Lærdal tenha sido uma conquista impressionante, o novo megaprojeto redefine os padrões globais de engenharia e transporte.
A passagem submarina Rogfast não é apenas um marco de infraestrutura, mas também uma solução estratégica para o desenvolvimento econômico da região. Com a redução no tempo de viagem e a eliminação de balsas, setores cruciais como o petróleo, a pesca e o turismo poderão operar de maneira mais eficiente, aumentando a competitividade da Noruega no cenário global.
Uma obra visionária com tecnologia de ponta
O Rogfast não é apenas um túnel rodoviário; é um exemplo de como a tecnologia e a engenharia podem transformar a mobilidade. O túnel subaquático será construído utilizando técnicas de escavação avançadas, projetadas para atravessar a rocha sólida sob o fiorde. Essa abordagem garante não apenas segurança, mas também a durabilidade da infraestrutura para atender milhões de usuários ao longo das próximas décadas.
O projeto leva em consideração a sustentabilidade e a integração regional. Ao conectar áreas isoladas de forma eficiente, o túnel rodoviário subaquático Rogfast oferece um modelo de como megaprojetos que podem equilibrar inovação e benefício social.