O Canadá, sempre na vanguarda da tecnologia, resolveu dar um chapéu na Embraer e apostar em um rival para treinar seus pilotos. A Real Força Aérea do Canadá (RCAF) decidiu inovar ao adotar um modelo diferente para o treinamento de seus pilotos. Em vez de manter um esquadrão próprio para essa finalidade, o comando da força terceirizou o serviço por meio do programa “Future Aircrew Training” (Treinamento Futuro de Tripulação).
Duas empresas privadas foram contratadas para gerenciar toda a infraestrutura necessária: SkyAlyne e KF Aerospace. A parceria resultará na formação de uma frota de aeronaves de treinamento que inclui monomotores Grob G 120TP, helicópteros H135, simuladores e, mais recentemente, 19 turboélices Pilatus PC-21.
Os novos aviões, que começarão a ser entregues em 2026, serão baseados em Moose Jaw, na província de Saskatchewan. Segundo Kevin Lemke, executivo sênior da SkyAlyne, “o PC-21 oferece inúmeros benefícios em relação às aeronaves de treinamento convencionais e é equipado com aviônicos de ponta para garantir uma transição perfeita para jatos de linha de frente”.
A escolha do Pilatus PC-21, rival direto do EMB-314 Super Tucano da brasileira Embraer, chama atenção. Embora menos versátil que o turboélice brasileiro, o PC-21 se destaca pelo desempenho: alcança 624 km/h em velocidade de cruzeiro, é mais veloz, ágil e opera em pistas menores. Seu design aerodinâmico e motor PT-6, similar ao do Super Tucano, permitem substituir duas aeronaves por uma, atendendo tanto ao treinamento básico quanto ao avançado.
Ainda assim, a versatilidade do Super Tucano continua sendo sua principal vantagem. O avião brasileiro pode ser usado em missões de combate, patrulha e vigilância, enquanto o modelo suíço está focado exclusivamente no treinamento.
De acordo com o site Airway, publicado pelo colunista Ricardo Meier, o contrato com a Pilatus reforça o prestígio do PC-21, que já substituiu jatos de treinamento na Suíça e na Espanha. Até o momento, cerca de 250 unidades do modelo foram entregues a dez clientes globais.