O segurança de shopping é fundamental para garantir que esse espaço de lazer e diversão seja, de fato, um lugar onde as pessoas possam ir e vir sem preocupações. Com o crescimento da violência e da criminalidade, é impossível encontrar um shopping que não tenha profissionais responsáveis pela segurança naquele ambiente. Com o fluxo ainda mais frequente de pessoas e por possuir um alto valor agregado, os seguranças são essenciais no dia a dia.
Além de combater furtos aos clientes e lojas, o segurança de shopping também identifica riscos e realiza o monitoramento eletrônico por meio do uso de tecnologia em parceria com o circuito de câmeras, alarmes e rádios comunicadores, que permitem que os profissionais se comuniquem de forma rápida e eficaz. Entre as atividades listadas, também é importante a comunicação com os lojistas.
Sobre segurança de shopping
O trabalho dos seguranças e lojistas deve ser de parceria mútua, não apenas para que o segurança seja acionado quando necessário, mas também para que o lojista consiga identificar possíveis suspeitos ou ações consideradas incomuns no dia a dia do shopping. Para que a abordagem com o suspeito e a verificação do ocorrido sejam realizadas de forma objetiva, o profissional precisa estar treinado, qualificado e seguir o projeto de segurança pré-estabelecido pela empresa em que trabalha.
Em um momento de abordagem, é importante que o segurança de shopping tenha cautela, pois se trata de um ambiente aberto, com acesso a muitas pessoas. Para que essa tratativa seja eficaz, é fundamental que, inicialmente, seja uma abordagem cordial e respeitosa, com o uso do profissionalismo e tranquilidade. Ter cuidado com gestos invasivos e bruscos pode ser um ponto importante no momento da abordagem, principalmente quando há casos suspeitos.
Vale lembrar que, além do respeito ao espaço pessoal, sem esquecer da vigilância do local, o segurança de shopping deve ter uma escuta ativa a fim de evitar mal-entendidos e evitar confrontos desnecessários. Caso uma intervenção seja necessária, o profissional precisa manter a firmeza e a coerência, pedindo ajuda de colegas ou da coordenação de segurança sempre que necessário.
Saber lidar com incêndios, desabamentos e evacuação de locais lotados também precisa ser uma característica na carreira desse profissional.
Podem usar armas de fogo?
De forma geral, não estão autorizados ao uso de arma de fogo. Contudo, em grandes locais comerciais ou de grande valor, os seguranças contratados para o local podem ter o porte de armas.
O profissional precisa estar com a identificação visível. Entretanto, é importante pontuar que um Projeto de Lei está em andamento no que se refere à segurança privada no Brasil, tanto no âmbito de salários quanto na posse de armas pelos profissionais.
Pela proposta apresentada pela deputada, os profissionais terão tanto posse de arma de fogo quanto serão responsáveis por utilizar seus próprios equipamentos. Vale lembrar que isso inclui spray de pimenta, câmeras no colete, por exemplo. O projeto também lista os equipamentos mínimos obrigatórios para a categoria, sendo estes:
- Capacetes
- Armas de choque
- Cassetetes
- Bastões retráteis
- Espargidores de agentes químicos
- Granadas fumígenas
- Protetores faciais
- Máscaras de proteção respiratória
- Espingardas calibre 12 com projéteis de borracha
Apesar da possibilidade de trabalharem em duplas, o PL deixa claro a proibição da prestação de serviços de forma individual. Ou seja, para que esses profissionais possam atuar de forma direta, é necessário que estejam regulamentados nas empresas que estão autorizadas a prestar serviços de forma cooperada. Veja mais aqui
Diversas áreas de atuação do segurança de shopping
É válido destacar que as áreas de atuação são amplas. Em um shopping, por exemplo, é possível identificar vigilantes, supervisores de segurança e pessoas que fazem parte do contrato e também tomam conta da segurança. Nestes locais, podem haver empresas de segurança envolvidas pela segurança do local, como supervisores, coordenadores, gerentes, entre outros.
No shopping, também é possível ter controladores de acesso, fiscais de piso, fiscais de loja, porteiros, ou seja, vários profissionais que podem atuar nesse serviço, que tem algumas particularidades, já que inclui a proteção de pessoas, objetos e informações — neste último caso, principalmente pelo fato de pessoas fecharem negócios no shopping.
Os controles de acesso ao estacionamento também podem ser uma das áreas vistas pelos seguranças. Os especialistas destacam que é importante que as câmeras estejam bem posicionadas, evitando pontos cegos, e os seguranças precisam transitar pelo local a fim de garantir maior segurança aos clientes e evitar possíveis furtos e roubos.
O segurança de shopping precisa saber as normas de segurança do local, por isso, é importante sempre atualizar os conhecimentos e habilidades para a atuação. A remuneração é cerca de R$ 1.940,00 por mês, podendo variar de acordo com os centros urbanos, que tendem a pagar valores maiores.