Na última semana, o Ministério da Defesa da Índia anunciou com grande entusiasmo que o carro de combate leve (CCL) Zorawar, desenvolvido pela Defence Research and Development Organisation (DRDO), passou com êxito nos testes operacionais em alta altitude realizados em Nyoma, na região de Ladakh, na Caxemira.
Este marco representa uma conquista importante para o exército indiano, à medida que o Zorawar se prepara para ser utilizado em locais de difícil acesso e desafios extremos.
Desempenho superior nas alturas
Durante os testes, o Zorawar demonstrou notável precisão ao disparar seu armamento principal, o canhão Cockerill 105 HP, contra alvos a distâncias variadas, enquanto operava a uma altitude superior a 4.200 metros. Esse desempenho foi um dos pontos altos do teste, especialmente porque a Índia, com suas desafiadoras regiões montanhosas, requer carros de combate com alto desempenho em áreas de difícil acesso.
O Zorawar passou com sucesso nos testes de transporte aéreo, realizado em uma aeronave Il-76 da Força Aérea Indiana. A capacidade de ser transportado por via aérea é crucial para missões em locais de difícil acesso, como as cordilheiras himalaianas.
Esses testes vêm após a conclusão bem-sucedida dos testes em ambientes desérticos realizados em setembro deste ano. O Zorawar está projetado para ser altamente versátil e apto para operações em diversos tipos de terreno, reforçando ainda mais a importância dessa nova viatura no arsenal de defesa da Índia.
Zorawar: Um carro de combate inovador para o Exército Indiano
Desenvolvido pelo Combat Vehicles Research & Development Establishment (CVRDE), uma divisão da DRDO especializada em viaturas de combate, o Zorawar será fabricado pela empresa Larsen & Toubro Precision Engineering & Systems. Este projeto está alinhado com a iniciativa ‘Make in India’, que visa fortalecer a indústria de defesa nacional e reduzir a dependência de importações. O Zorawar, com um peso de 25 toneladas, é equipado com um motor diesel Cummins VTA903E-T760, capaz de gerar 760 cv, garantindo uma relação peso-potência de 30,4 KW/T.
O sistema de armamento do Zorawar é composto pela torre belga Cockerill 3105, que inclui um canhão de 105mm e 53 calibres, além de um sistema de armas remotamente controlado (SARC) com metralhadora .50 BMG. Para garantir a proteção e a eficácia do carro de combate, ele também conta com um sistema de proteção ativa (APS) e optrônicos de última geração. Este conjunto de características coloca o Zorawar como uma das viaturas de combate mais avançadas e adaptáveis do exército indiano.
Resposta estratégica à ameaça nas fronteiras
O desenvolvimento do Zorawar surge como uma resposta estratégica ao crescente poder militar de carros de combate leves chineses, como o ZTQ-15, fabricado pela NORINCO e exportado na versão VT5. Estes veículos têm sido introduzidos nas fronteiras da Índia, aumentando a necessidade de uma modernização urgente das forças blindadas indianas.
Com sua capacidade de operar em altitudes elevadas e ser facilmente transportado por via aérea, o Zorawar proporciona ao exército indiano uma vantagem crucial nas áreas mais desafiadoras do território.
O Exército Indiano planeja colocar em operação o primeiro lote do Zorawar até 2027. A implantação será feita de forma gradual, com a intenção de integrar esses carros de combate aos regimentos blindados de forma eficiente e estratégica. Um pedido inicial de 59 unidades está previsto, com a possibilidade de expansão para até 354 unidades, dependendo do desempenho operacional nas fronteiras do norte do país.