A China revelou um protótipo de sua próxima geração de trem de alta velocidade, o CR450, um veículo que, segundo afirma, está no caminho para se tornar o mais rápido do mundo. Apresentado pelo ministério dos transportes em Pequim em 29 de dezembro, o CR450 alcançou velocidades de teste de até 450 quilômetros por hora (281 milhas por hora) e uma velocidade operacional de 400 quilômetros por hora (248,5 milhas por hora), conforme relatado pelo Ministério dos Transportes da China.
Liderança global da China no desenvolvimento ferroviário
Uma vez em serviço comercial, o trem CR450 poderá ser o trem de alta velocidade mais rápido do mundo, superando o atual modelo CR400 da China, lançado em 2017 e que opera a 350 quilômetros por hora (217 milhas por hora). O mais recente protótipo trem CR450 foi elogiado por seus desenvolvedores — CRRC Changchun Railway Vehicles e CRRC Sifang Co., Ltd. — por sua excelência em velocidade operacional, eficiência energética, controle de ruído e desempenho de frenagem.
Ele passou por mais de 3.000 simulações e mais de 2.000 testes de plataforma para atender às rigorosas exigências de operação comercial, segundo o jornal estatal China Daily. Testes adicionais em linha e ajustes ainda são necessários para garantir que o veículo cumpra todos os padrões necessários para operações comerciais, informou o Grupo Ferroviário Estatal da China (Pequim).
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“O novo trem de alta velocidade CR450 desenvolvido pela China.”
Na última década, a China tornou-se uma líder mundial indiscutível no desenvolvimento ferroviário, construindo milhares de quilômetros de novas ferrovias que alcançam quase todas as partes do país. Sua rede ferroviária se estende por mais de 160.000 quilômetros, incluindo mais de 46.000 quilômetros de linhas de alta velocidade, de acordo com o Ministério dos Transportes da China.
A ferrovia de alta velocidade há muito tempo se mostra uma alternativa eficaz ao transporte aéreo para viagens de até 700 milhas, conectando pessoas que se deslocam entre grandes cidades e áreas rurais com facilidade e conforto.
Desde a década de 1980, centenas de bilhões de dólares foram investidos em novas ferrovias de alta velocidade e alta capacidade na Europa e na Ásia, pioneirizadas pelo Shinkansen do Japão e pelo Train à Grande Vitesse (TGV) da França. A expansão da rede de trens de alta velocidade da China está se tornando uma ferramenta estratégica essencial para o Exército de Libertação Popular (PLA). Além de facilitar o transporte civil, essas linhas permitem o deslocamento rápido de tropas e equipamentos militares.
“Trens de alta velocidade: Um trunfo estratégico militar para a China”
Em um artigo do China Youth Daily Pequim, uma divisão levemente equipada pode percorrer cerca de 965 quilômetros em apenas cinco horas, destacando a eficiência dessa infraestrutura para mobilizações militares. O artigo também aponta que a rede de alta velocidade oferece “imensurável valor estratégico militar”, permitindo o transporte no veículo ágil de mísseis de curto alcance para regiões costeiras, como áreas próximas a Taiwan ou Japão.
Desde 2009, o PLA tem usado trens de alta velocidade para movimentar tropas durante exercícios, como demonstrado em uma transferência rápida na linha Pequim-Xangai em 2011.
Com uma infraestrutura ferroviária altamente desenvolvida, a China está posicionada para movimentar grandes contingentes de tropas rapidamente. Um veículo militar típico pode transportar 1.100 soldados em 16 vagões, e, no futuro, a projeção é transferir um exército de 100.000 soldados em meio dia.