A Saab, empresa sueca responsável pelo desenvolvimento do caça F-39 Gripen, disponibilizou à FAB (Força Aérea Brasileira) a nova versão do simulador da aeronave. A entrega foi realizada entre os dias 13 e 17 de janeiro em Anápolis (GO), segundo informações da própria Força Aérea.
A configuração Basic Capability (BC) deu lugar à Basic Capability Upgrade (BCU), que amplia as funcionalidades do simulador e aperfeiçoa o treinamento dos pilotos operacionais para que o Esquadrão consiga atuar com mais eficiência.
Para o Major Aviador Domingos Afonso de Moura Junior, um dos pilotos do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), a atualização é de extrema importância para a implantação do F-39 Gripen na FAB.
“A versão BCU trouxe novas capacidades que tornam a aeronave ainda mais eficaz em combate. Com o simulador atualizado, os pilotos poderão treinar, aprender as novas funcionalidades e explorar o potencial dessa nova versão”.
Ainda de acordo com a FAB, a atualização dos simuladores representa um passo significativo no processo de implantação do caça Gripen no Brasil, reforçando a prontidão e a eficácia do 1º GDA.
“Com as novas funcionalidades, os pilotos e as equipes de manutenção estarão ainda mais preparados para enfrentar os desafios das missões de defesa aérea”.
Durante o exercício Cruzex 2024, o Gripen F-39 se sobressaiu no combate simulado de longo alcance em relação ao F-15 Eagle e superou todas as expectativas, segundo o próprio vice-presidente e diretor de Marketing do Gripen na área de negócios aeronáuticos da Saab, Mikael Franzén.
Franzén admitiu ainda que os bons resultados aumentaram o interesse de outros países em adquirir a aeronave.