A Toyota, gigante do setor automotivo, anunciou um novo avanço no desenvolvimento de infraestrutura para veículos movidos a hidrogênio. Em parceria com a Hydrogen Refueling Solutions (HRS) e a ENGIE, a montadora japonesa revelou um sistema inovador capaz de reabastecer veículos pesados em apenas 12 minutos para uma autonomia de 900 km. A informação foi divulgada pelo portal hdmotori.
O projeto faz parte de uma iniciativa mais ampla para expandir a rede de abastecimento de hidrogênio na Europa, tornando essa fonte de energia mais viável para o transporte. A tecnologia, batizada de Twin Mid Flow, permite reduzir significativamente o tempo de abastecimento e os custos de instalação das estações, tornando a adoção dessa alternativa mais acessível para empresas de transporte e usuários de veículos a hidrogênio.
O vice-presidente de P&D da Toyota Motor Europe, Thiebault Paquet, destacou que a empresa já colabora com parceiros comerciais para impulsionar o uso do hidrogênio em diversas aplicações livres de emissões de carbono. Segundo ele, a nova tecnologia da Toyota representa um grande avanço para consolidar esse tipo de combustível como alternativa viável no setor automotivo.
Tecnologia permite recarga ultrarrápida e redução de custos
A tecnologia Twin Mid Flow se diferencia por utilizar um sistema de abastecimento com duplo bico de alta vazão, permitindo um processo muito mais ágil. Para veículos pesados, como caminhões de 40 toneladas, o abastecimento completo pode ser feito em apenas 8 minutos, garantindo uma autonomia de 600 km. Para alcançar os 900 km de alcance, bastam 12 minutos no posto. Já para veículos menores, o tempo de recarga pode ser inferior a 5 minutos.
Além da velocidade, um dos principais benefícios do novo sistema é a economia de custos na construção das estações. A tecnologia permite que um único dispensador de hidrogênio sirva tanto veículos pesados quanto leves, eliminando a necessidade de infraestrutura duplicada. Isso reduz significativamente os investimentos necessários para expandir a rede de abastecimento.
A inovação será testada dentro do projeto RHeaDHy, financiado pela União Europeia, que tem o objetivo de acelerar a construção de estações de abastecimento de hidrogênio pelo continente. O foco da iniciativa é garantir que essa tecnologia seja adotada de forma ampla e integrada às metas de descarbonização do setor de transportes.
União Europeia quer estações de hidrogênio a cada 200 km até 2030
O projeto se alinha aos planos da União Europeia para combustíveis alternativos (AFIR), que preveem a instalação de estações de hidrogênio públicas a cada 200 km ao longo das principais rodovias do bloco até 2030. A parceria entre Toyota, HRS e ENGIE representa um passo importante para atingir essa meta, tornando o hidrogênio mais acessível para o transporte rodoviário de longa distância.
O CEO da HRS, Hassen Rachedi, destacou a importância da colaboração para acelerar a instalação de infraestrutura de hidrogênio. Segundo ele, a união das três empresas permitirá reduzir custos e tempo de reabastecimento, tornando as estações mais eficientes e economicamente viáveis. Ele reforçou que a parceria estabelece as bases para um futuro onde o hidrogênio será peça-chave na descarbonização dos transportes.
Por sua vez, Quentin Nouvelot, chefe do programa de pesquisa em mobilidade a hidrogênio da ENGIE Lab CRIGEN, afirmou que a companhia está orgulhosa de contribuir para o projeto e enfatizou que a parceria ajudará a definir novos padrões para a mobilidade sustentável. Ele explicou que a tecnologia de abastecimento de alto fluxo desenvolvida pela Toyota impulsionará ainda mais a adoção do hidrogênio como combustível limpo.
Primeiros testes começam no fim de 2025
No acordo firmado entre as empresas, a Toyota fornecerá um banco de testes e um caminhão equipado com a tecnologia Twin Mid Flow, enquanto a HRS e a ENGIE ficarão responsáveis pelo desenvolvimento das novas estações de abastecimento. O sistema será avaliado em condições reais de operação dentro do projeto RHeaDHy, com os primeiros testes programados para o quarto trimestre de 2025.
Caso os resultados sejam positivos, a expectativa é que a tecnologia comece a ser implementada em larga escala nos anos seguintes. Com isso, o hidrogênio pode se tornar uma alternativa ainda mais viável para o transporte pesado, reduzindo as emissões de carbono e impulsionando a transição para uma matriz energética mais sustentável.
O avanço da Toyota e suas parceiras pode representar um divisor de águas para o mercado de veículos a hidrogênio, tornando essa tecnologia mais acessível e prática. Se bem-sucedido, o projeto pode acelerar a construção de uma infraestrutura robusta para esse tipo de combustível, consolidando o hidrogênio como peça-chave na mobilidade do futuro.