Atenção candidato, cinco dicas pra você trabalhar nas redes sociais e internet em geral.
Em anos de eleição a Revista Sociedade Militar recebe inúmeros contactos de políticos militares. Alguns exigem que postemos seus projetos ou até que façamos entrevistas.
Lembramos a todos que a RSM é um empreendimento particular, não gera receita que nos possibilitaria viajar, realizar inúmeras entrevistas etc. O que fazemos é com um orçamento limitadíssimo. Não pedimos doações no site, não possuímos vínculos com governo, partidos etc. A linha editorial é definida pelos principais colaboradores e procuramos dar um tratamento igualitário aos candidatos que nos procuram. Lembre-se, se você gerar notícias relevantes e isso chegar até nós, elas serão publicadas.
Nós conhecemos o nosso público. Em 2015 tivemos em nosso site mais de 3 milhões de visualizações. Militares federais e estaduais, segurança pública, política e geopolítica são nossos principais temas, na ordem colocada. Nossa principal keyword é a palavra MILITARES. Usando-a na busca “aparecemos” sempre entre os três primeiros resultados do google.
Em nosso segmento, somos a mídia que mais gerou e teve conteúdo distribuído. Isso quer dizer que nossos 3 milhões de visualizações (2015) no site foram multiplicados pelas visualizações dos vários sites / blogs parceiros que republicam ou usam parte de nossa produção.
As eleições de 2016 serão importantíssimas, não só pelos cargos ocupados. Mas, também porque definirão os pilares de sustentação para as candidaturas de 2018, para o legislativo federal.
Se você será candidato ou ajudará algum, veja essas dicas.
Umas das premissas do marketing eleitoral bem sucedido é orientar e direcionar as idéias do candidato em função das necessidades identificadas no público a alcançar.
Estamos tratando aqui de INTERNET.
1 – EVITE enviar santinhos virtuais, esse tipo de propaganda não funciona com o nosso público. O seu eleitor não é “um qualquer” que está passando na rua, escolhido aleatoriamente para receber um panfleto. Portanto, apresente uma proposta coerente. O nosso leitor está acostumado a questionar e a raciocinar em cima do que lhe foi apresentado. O cidadão quer saber primeiro como você pode resolver parte de seus problemas ou como você pode concorrer para que isso aconteça em um futuro próximo.
Você não precisa salvar o mundo e apresentar soluções para TODOS os problemas.
Quando estiver próximo das eleições apresente o seu número de candidato de maneira inteligente. Aí sim será o momento certo. Todos já conhecem a sua proposta e compreenderão que precisarão desse dado.
2 – Elabore uma estratégia para se relacionar com o seu público. O eleitor está cansado de ser enganado. Ele sabe que você vai ganhar um salário muito bom no cargo que deseja assumir. Portanto, ainda que alguns sejam agressivos e bem diretos em suas colocações, trate-os com educação e responda seus questionamentos com sabedoria e humildade. Se você não tiver tempo para falar com todos, eles vão compreender se apresentar um assessor que fale em seu nome.
3 – Nunca deixe suas redes sociais nas mãos de leigos. Pessoas inexperientes podem replicar, como tem sido comum, notas mentirosas, fofocas e outras coisas que denegrirão sua imagem. Se possível trate com quem entende disso. Cientistas Sociais e jornalistas são profissionais que tem formação e, normalmente, experiência para tratar com muita gente unida em um só ambiente. Contudo, você tem que supervisionar TUDO. A rede social tem que ter “a sua cara”.
A rede social só faz sentido se houver RELACIONAMENTO com os seguidores / usuários. Eles até podem se relacionar entre si, mas você tem que ESTAR LÁ. Eles tem que ter a certeza que você vai tomar conhecimento do que foi colocado.
Se você ficar sempre em silêncio isso vai te prejudicar. Você pode até deixar bem claro os momentos em que estará ONLINE nas redes. Isso ajudará bastante na interação e causará ótima impressão.
Nas últimas eleições Aécio Neves foi um dos candidatos que mais se relacionou com o seu publico. Ele e sua assessoria respondiam a quase todas as colocações e o candidato sempre mencionava colocações feitas por eleitores na sua rede social. Como resultado disso sua rede duplicou de tamanho e ele quase foi eleito.
A interação do público em sua rede social será um termômetro de sua aceitação.
Há grande possibilidade de “agentes”de outros candidatos ou partidos, entrarem em sua rede somente para incitar discussões irrelevantes. Sua equipe tem de estar atenta e interagir de forma inteligente pra que isso não se torne um problema.
4 – Qual o público que você quer alcançar? Estude realmente o seu eleitor, conheça os seus principais problemas e só então apresente seu projeto, dentro da realidade possível. Nunca prometa o que não pode cumprir.
5 – Lembre-se, você está em pré-campanha, já deveria estar nas redes. Se você não tem uma rede social com pelo menos 1 mil participantes já está perdendo tempo. Mil ainda é um número pequeno no que diz respeito à redes sociais. Mas, já dá pra iniciar. Isso pode ser multiplicado rapidamente.
Aquele que cumprir da melhor forma possível essas cinco dicas largará em grande vantagem em relação aos seus concorrentes. Em breve na Revista Sociedade Militar mais alguns “bizus” importantes.
Outras coisas. Lembre-se, o marketing digital é apenas parte de sua campanha. Há muito mais coisas a fazer. lembre-se que os brasileiros formam o segundo maior público do TWITTER. Lembre-se do SEO (Search Engine Optimization) de seus textos. Textos para a internet são elaborados de uma forma específica, com o uso de palavras-chave etc. Se não forem construídos corretamente nunca aparecerão nas primeiras posições do google ou bing por isso raramente serão lidos. Esse artigo foi apenas um resumo de um compêndio bem mais extenso, que logo será disponibilizado. Robson A.DSilva – Cientista Social – Editor de Revista Sociedade Militar.