Manobras MILITARES no Rio de Janeiro movimentam 4.5 mil militares e 550 viaturas
De 6 a 17 de novembro, o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) promove, na Cidade de Resende (RJ) e em outros municípios do entorno, a Manobra Escolar 2017. O evento consiste em simular as situações de conflito no cenário internacional, desenvolvidas em áreas urbanas e com presença de cidadãos civis.
Os objetivos são os seguintes: colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas escolas do Exército Brasileiro (EB); explorar os atuais conceitos doutrinários e coroar o ano de instrução militar do Sistema de Educação e Cultura da Força. Participam da Manobra dez estabelecimentos de ensino: Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Centro de Estudos de Pessoal, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Saúde do Exército, Escola de Sargento das Armas, Escola de Logística, Escola de Instrução Especializada, Escola de Inteligência Militar do Exército, Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea e Centro de Instrução de Guerra Eletrônica.
Durante quinze dias ininterruptos, em uma área de 180 km², o exercício demandará vasto suporte logístico, uma vez que executará ações previstas nas doutrinas mais modernas de combate e integrará as diversas capacidades da Força Terrestre, principalmente na função logística de transporte. Serão empregados helicópteros e cerca de 550 viaturas administrativas e operacionais, como os veículos blindados sobre rodas e lagartas. A operação representa, atualmente, a maior atividade de ensino realizada no terreno pelo EB.
O apoio à Manobra Escolar é prestado por 88 organizações militares (OM), com participação efetiva de 11 delas: Centro de Comunicação Social do Exército; Centro de Aviação do Exército; Centro de Avaliação de Adestramento do Exército; 6º Batalhão de Inteligência Militar; 6º Grupo de Mísseis e Foguetes; 1º Batalhão de Guerra Eletrônica; 1º Batalhão de Operações de Apoio à Informação; 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear; Hospital Militar de Resende; Hospital de Campanha e Comando de Operações Terrestres, todas sob a coordenação do DECEx. Tal esforço de efetivo resultará no envolvimento de cinco Comandos Militares de Área, totalizando mais de 4.500 militares envolvidos.
Inicialmente concebida para o Corpo de Cadetes da AMAN, a Manobra Escolar evoluiu nos últimos anos e tornou-se um exercício integrado no amplo espectro das operações, reunindo militares das Armas, Quadros e Serviços do EB, entre alunos e instrutores de outras Escolas do Sistema de Educação e Cultura do Exército, apoiados por militares de diversas OM.
As atividades consistem em ações executadas para restabelecer um território conflagrado. Serão realizadas operações ofensivas, defensivas, de pacificação e de apoio a órgãos governamentais, além de diversas operações complementares: transposição de curso d’água; infiltrações; operações aeromóveis; ressuprimento logístico; defesa química, biológica, radiológica e nuclear; evacuação médica de combatentes e não combatentes; assistência humanitária; ações cívico-sociais, entre outras, consolidando e aproximando os conhecimentos adquiridos em cada escola militar, de acordo com as funções e cargos previstos no Exército Brasileiro.
Revista Sociedade Militar – Com informações de Equipe da Agência Verde-Oliva / Centro de Comunicação Social do Exército