BOLSONARO sai do PATRIOTAS e vai para o PSL? PSL nega e diz que BOLSONARO é “absolutamente incompatível” com projeto do partido
Nessa tarde de quarta-feira alguns sites divulgaram informações que atestam que JAIR BOLSONARO não fechará mais acordo com o PATRIOTAS / PEN. Segundo algumas informações o deputado discorda do presidente do partido em certos pontos, a maior parte relacionados a cargos e financiamento de campanha.
Bolsonaro teria então já fechado acordo com o PSL. Contudo, a informação é duvidosa. Para que o militar entre de fato no partido seria necessário “domesticar’ uma ala mais “progressista” do PSL, que é influente, inclusive controlando o conselho de ética da sigla e composta de correligionários mais jovens, conhecidos como LIVRES. Para o deputado Alfredo Kaefer o LIVRES sequestrou o PSL e “confunde liberalismo econômico com liberalismo de costumes”.
No PATRIOTAS Bolsonaro já tinha influência, já tendo até realizado a indicação de algumas lideranças locais, que já foram empossadas, como a senhora Kelma Costa, em Juiz de Fora – MG. Bolsonaro alega agora que o PATRIOTAS não lhe deu garantias de que seus pleitos serão atendidos e que por isso a negociação retrocedeu bastante.
O PSL, por sua vez, nas redes sociais nega que aceitou BOLSONARO. O partido se apressou em publicar nota no Facebook. Na nota diz que em reunião foi decidido que não aceitará a adesão do militar-deputado, e que este seria “absolutamente incompatível” com o projeto do partido.
Informantes da Revista Sociedade Militar dizem que a ala mais progressista do PSL – contra a adesão de BOLSONARO – é quem controla as redes sociais do partido, o que justifica a nota apressada, que não refletiria o pensamento da maioria dos membros. Mas, alguns acreditam que a tendência é que JAIR BOLSONARO permaneça no PATRIOTAS e que a anúncio da desistência seja um blefe para forçar a liderança a aceitar suas condições. Bolsonaro já é influente, como colocado acima, sua partida geraria desagregação e um possível racha.
Veja abaixo a nota do PSL
- Não procedem, de forma alguma, as notícias de que o deputado federal Jair Bolsonaro possa se filiar ao PSL.
- Após solicitação feita por Bolsonaro, o presidente nacional do PSL e também deputado federal, Luciano Bivar, recebeu-o em reunião. Conversaram sobre o Imposto Único, histórica bandeira do PSL.
- Em função das evidentes e conhecidas divergências de pensamento, o projeto político de Jair Bolsonaro é absolutamente incompatível com os ideais do LIVRES e o profundo processo de renovação política com o qual o PSL está inteiramente comprometido.
Revista Sociedade Militar