Mais uma informação falsa relacionada aos militares e a intervenção realizada no Rio de Janeiro circula pelas redes sociais de todo o BRASIL.
Uma fotografia mostra um soldado do EXÉRCITO, da PE, prendendo um homem. Outra imagem na mesma mensagem mostra o soldado chorando e alguns homens de terno, com a sigla da OAB na parede a sua retaguarda. A mensagem diz que a OAB reclamou de ação onde traficante teria sido maltratado.
A equipe da Revista Sociedade Militar informa que imagem do soldado com o manifestante circula desde 2013, quando o Exército Brasileiro foi chamado para auxiliar na segurança do Estado da BAHIA. A cena fotografada – segundo informado por amigo do EB – na verdade ocorreu em Pernambuco, mas foi muito usada por artigos que mencionavam os fatos ocorridos em Salvador.
Imagem / fonte: https://hiltonfranco.com.br/policial-militar-e-ferido-por-bala-de-borracha-no-rosto-durante-cerco-do-exercito-a-assembleia/
A fotografia do militar chorando também circula desde 2013 e mostra um militar estressado com os conflitos no Oriente Médio.
Além disso tudo, o incidente não poderia ter ocorrido recentemente no Rio de Janeiro. Os militares da Polícia do Exército não usam em operações GLO no RIO o capacete balístico mostrado na imagem que circula nas redes sociais e sites se fake news. Hoje o capacete utilizado atualmente é o preto fosco, como pode-se ver na imagem abaixo.
A situação é completamente diferente do que sites fake news tentam fazer parecer. A sociedade recebe bem os militares. A tropa percebe certo alívio no semblante dos moradores, nas comunidades e outros locais perigosos poucos se importam com blitz e pedidos de documentos. O que interessa para tidos é a possibilidade de existir paz onde não existe ha décadas.