Que existem diferentes formas de ingressar na Marinha do Brasil todos sabem, todos os anos abrem milhares de vagas em vários concursos diferentes e aí que a maioria dos candidatos se perdem, muitos não sabem diferenciar os concursos, as portas diferentes, os requisitos de cada um e não consegue escolher o mais adequado. Por isso vou listar neste artigo cinco maneiras diferentes de entrar na Marinha brasileira para te ajudar a escolher.
1º Escola de Aprendizes-Marinheiros
Aqui com certeza é a maior porta de entrada para interessados em servir a Marinha. Todos os anos são centenas de vagas abertas para o público masculino e feminino e tudo que você precisa ter é o ensino médio completo e cumprir mais alguns requisitos básicos.
A Marinha possui quatro Escolas de Aprendizes de Marinheiros espalhadas pelo Brasil, as localidades são: Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Pernambuco (PE) e Vila Velha (ES). Ao candidato é dada a oportunidade de escolher a escola de sua preferência. Após concluir o curso de formação o militar sai como Marinheiro.
2º Escola Naval
A Escoa Naval é a instituição de ensino superior da Marinha e a mais antiga do Brasil. O objetivo da escola é formar os oficiais da Marinha do Brasil. O Concurso da Escola Naval é um dos mais difíceis do Brasil e muitos candidatos passam anos estudando com muita dedicação para conseguirem ser aprovados. Para participar do concurso você precisa ter o ensino médio completo e cumprir mais alguns requisitos básicos.
3º Serviço Militar Voluntário – Sem Concurso Público
Aqui é onde muita gente é pega de surpresa sem saber que existe essa modalidade. Através do Serviço Militar Voluntário o brasileiro que tenha menos de 41 anos completos consegue entrar na Marinha, e nas outras Forças Armadas do Brasil, sem necessidade de prestar concurso público.
Por ser uma modalidade de ingresso sem concurso público, ela não oferece estabilidade na carreira. Os militares que ingressem na força através deste modelo de contratação podem ficar por no máximo 8 anos, quando são desligados e transferidos para a reserva não-remunerada. Para saber mais sobre o serviço militar voluntário e como entrar nas forças armadas sem concurso, clique aqui.
4º Corpo Auxiliar de Praças (CAP)
O Corpo Auxiliar de Praças da Marinha do Brasil é aquele formado por Cabos, Sargentos e Suboficiais da força que ingressam através de concurso público exclusivo para ensino médio técnico. São aceitas formações técnicas como administração, Contabilidade, Eletrônica, Marcenaria, Motores, Nutrição, Química, Radiologia, Telecomunicações, entre muitas outras.
5º Corpo de Engenheiros
Esta é a porta de entrada para pessoas que tenham curso superior completo nas áreas de engenharias. O Corpo de engenheiros é o corpo de oficiais da Marinha que conduz atividades de pesquisa, desenvolvimento, manutenção de projetos navais e aeronavais, além de diversas outras atividades específicas de cada especialidade da engenharia. As profissões aceitas são as seguintes:
- Arquitetura e Urbanismo
- Engenharia Cartográfica
- Engenharia Civil
- Engenharia de Materiais
- Engenharia de Produção
- Engenharia de Sistemas de Computação
- Engenharia Eletrônica
- Engenharia Elétrica
- Engenharia de Telecomunicações
- Engenharia Mecânica
- Engenharia Naval
- Engenharia Química
Estas foram apenas algumas formas de entrar na Marinha do Brasil que você pode utilizar para alcançar seu sonho, caso queira conhecer mais formas de ingresso, acesse aqui nosso artigo com 18 formas diferentes que você tem de entrar na Marinha do Brasil.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você, caso tenha gostado, compartilhe com um amigo ou familiar que gostaria de saber formas de entrar na Marinha.
Leia Também:
- O que é Reserva Pró-Ativa do Exército?
- É possível entrar nas Forças Armadas sem concurso público?
- Calendário de Concursos da Marinha para 2023