A Marinha do Brasil, via Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha, publicou o edital para o concurso das Escolas de Aprendizes-Marinheiros de 2023. Serão abertas 671 vagas para três escolas, com vagas tanto para o sexo masculino como feminino, além de percentual destinado a candidatos negros. As escolas de Aprendizes de Marinheiros são uma das principais portas de entradas para quem deseja servir à Marinha do Brasil.
Descrição das vagas abertas no concurso da Marinha
Serão abertas 671 vagas com destino a três escolas, a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará (EAMCE), do Espirito Santo (EAMES) e Santa Catarina (EAMSC). Não serão abertas vagas para Pernambuco.
Inscrições
As inscrições vão ser abertas em 30 de janeiro de 2023.
- As inscrições serão realizadas unicamente, em âmbito nacional, na página do SSPM, no endereço eletrônico www.ingressonamarinha.mar.mil.br.
- As inscrições poderão ser efetivadas somente entre 08h do dia 30 de janeiro e 23h59 do dia 12 de fevereiro de 2023, horário oficial de Brasília/DF.
Acesse clicando neste texto o edital completo
Carreira Militar na Marinha
a) Todo cidadão, após ingressar na Marinha do Brasil (MB), prestará compromisso de honra, no qual firmará a sua aceitação consciente das obrigações e dos deveres militares e manifestará a sua firme disposição de bem cumpri-los.
b) Os deveres militares emanam de um conjunto de vínculos racionais e morais que ligam o militar à Pátria e ao serviço e compreendem, essencialmente:
I – a dedicação e a fidelidade à Pátria, cuja honra, integridade e instituições devem ser
defendidas mesmo com o sacrifício da própria vida;
II – o culto aos símbolos nacionais;
III – a probidade e a lealdade em todas as circunstâncias;
IV – a disciplina e o respeito à hierarquia;
V – o rigoroso cumprimento das obrigações e das ordens; e
VI – a obrigação de tratar o subordinado dignamente e com urbanidade.
c) O acesso da hierarquia militar, fundamentado, principalmente no valor moral e
profissional, é seletivo, gradual e sucessivo e será feito mediante promoções, de conformidade com a legislação e regulamentação de promoções de praças, de modo a obter-se um fluxo regular e equilibrado para os militares, atendidos os requisitos constantes do Plano de Carreira de Praças da Marinha (PCPM).
O Curso de Formação de Marinheiros
O Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa (C-FMN) será conduzido nas Escolas
de Aprendizes-Marinheiros (EAM), sob regime de internato, inteiramente gratuito e tem duração de um ano letivo realizado em um único período escolar de 48 (quarenta e oito) semanas, no qual serão ministradas disciplinas do Ensino Básico e do Ensino Militar-Naval.
Durante esse curso, além de serem proporcionados alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, o Aprendiz-Marinheiro perceberá bolsa-auxílio atinente à sua graduação, no valor total de R$ 1.303,90 (mil trezentos e três reais e noventa centavos).
Requisitos básicos para participar do concurso
- Ser brasileiro (a) nato ou naturalizado (a), de ambos os sexos, nos termos do art. 12, I e II da Constituição Federal;
- Não ser casado (a) ou não ter constituído união estável e não ter filhos, assim permanecendo durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos da Escola de Aprendizes-Marinheiros nos termos do Art. 144-A da Lei n° 6.880/1980;
- Ter 18 (dezoito) anos completos e menos de 22 (vinte e dois) anos de idade no dia 30 do mês de junho de 2024, nos termos da Lei nº 11.279, de 9 de fevereiro de 2006;
- Ter concluído com aproveitamento ou estar em fase de conclusão do 3º ano do Ensino Médio;
Acesse clicando neste texto o edital completo
Imagens: mardefotos/youtube