Entrar na Marinha do Brasil é o sonho de muitos brasileiros que desejam mudar de vida e conquistar um cargo público com salário atrativo e estabilidade financeira. Os concursos da Marinha são um dos mais visados por abrir consistentemente vagas todos os anos para diversos perfis de candidatos diferentes, por oferecer vagas para vários níveis de escolaridade, sexo, profissões e localidades.
Principais formas de entrar na Marinha
A boa notícia para quem busca uma oportunidade na marinha é que todos os anos, seguindo a tendência observada nos anos anteriores, são abertas milhares de oportunidades em vários níveis diferentes, podendo você ter apenas o Ensino Fundamental até Pós-Graduação, ao todo são 18 formas diferentes que você tem de entrar na Marinha, mas neste artigo vou listar apenas as principais para você poder focar melhor.
Serviço Militar Voluntário
Através do Serviço Militar Voluntário o candidato que deseja servir à Marinha do Brasil pode entrar na Força sem a necessidade de realizar concurso público. Aqui o método de contratação é simplificado e você passa por um processo seletivo diretamente na Organização Militar que for trabalhar.
O que você precisa ter para poder participar é alguma formação superior ou técnica nas áreas desejadas pela força naval, mais de 18 anos e menos de 41 e ser brasileiro.
Escola Naval
A Escola Naval é a escola de ensino superior da Marinha do Brasil e também a mais antiga instituição de ensino superior do Brasil. Nela são formados os oficiais de carreira da Marinha. O Concurso da Escola Naval é um dos mais concorridos do Brasil e também um dos mais difíceis, só sendo aprovados aquelas pessoas que se dedicam muito e estudam bastante.
O concurso é aberto todos os anos e você precisa ter o ensino médio completo para poder participar.
Colégio Naval
O Colégio Naval é a escola militar da Marinha de nível médio que existe com o objetivo de preparar jovens brasileiros ao ingresso na Escola Naval. No Colégio Naval busca-se incutir no aluno o gosto pelo mar e pelas coisas marinheiras, além de dar uma sólida formação intelectual, moral e militar-naval.
Para entrar no Colégio Naval precisa ter o ensino fundamental completo, ser brasileiro nato e ter mais de 15 e menos de 18 anos. As vagas são para ambos os sexos.
Escolas de Aprendizes-Marinheiros
Aqui é por onde a maioria dos militares da Marinha do Brasil adentraram na carreira militar. As Escolas de Aprendizes-Marinheiros abrem todos os anos centenas de vagas para candidatos do Brasil inteiro. São quatro escolas espalhadas pelo Brasil e que visam formar os praças que vão tripular os navios da força.
As vagas são para ambos os sexos e você precisa ter mais de 18 anos e menos de 22, além de ter o ensino médio completo, estar em dia com as obrigações civis e militares e ser brasileiro nato ou naturalizado.