O ano de 2022 ainda não se encerrou, há ainda boas novidades a respeito do que promete o ano que vem em relação a concursos e oportunidades no Exército Brasileiro. Portanto, atenção! Concurseiros de todo o Brasil, já saiu a previsão dos concursos do Exército para o ano de 2023.
A grande notícia para aqueles que sonham em compor os quadros do Exército do Brasil é que os interessados em participar dos concursos públicos podem, desde já, ir se organizando e se planejando, pois é observada a publicação de muitos editais com centenas de oportunidades a serem abertas já em 2023.
Vale lembrar que este artigo trata, ainda, apenas daqueles concursos já anunciados. Muitas outras oportunidades poderão ser anunciadas ainda no ano que vem, como as oportunidades para ingressar nas Forças Armadas sem concurso público.
Outro dado importante é que já existe a previsão pelo Exército de realização dos concursos públicos, porém ainda não foram divulgadas as datas de lançamento das inscrições e dos editais, o que não exclui a importância de estudar o quanto antes.
Quem Poderá Participar dos Concursos?
De modo geral, os concursos a ser anunciados deverão exigir os seguintes requisitos:
- O candidato deverá ingressar mediante concurso.
- A altura mínima exigida dos candidatos será: 1,60m para homens e 1,55 para mulheres.
- Para quem tentar a prova de Oficiais é necessário ser brasileiro nato.
- Para quem tentar a prova de Praças é necessário ser brasileiro nato ou naturalizado.
- Para quem tentar a prova do EsPCEx/ESA é necessário não ser casado ou ter dependente.
- Quanto à idade, ainda é preciso esperar os editais saírem para conferir.
Confira Abaixo os Concursos Previstos para 2023
Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx)
Previsão de Prova: Não há previsão.
Edital: Não publicado
Mais informações: Requisitos: sexo masculino ou feminino, conforme edital do concurso; ter, em 31 de dezembro de 2024, no mínimo 17 anos e no máximo 22 anos de idade. Quanto à escolaridade, é preciso ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio.
Escola de Sargentos das Armas (ESA) – Área GERAL
Inscrições: Não há previsão.
Edital: Não publicado.
Mais informações: Requisitos: sexo masculino ou feminino, conforme edital do concurso. Ter, em 31 de dezembro de 2024, no mínimo 17 anos e no máximo 24 anos de idade. Quanto à escolaridade, é preciso ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio.
Escola de Sargentos das Armas (ESA) – Áreas Saúde e Música
Inscrições: Não há previsão.
Edital: Não publicado.
Mais informações: Requisitos: sexo masculino ou feminino, conforme edital do concurso. Ter, em 31 de dezembro de 2024, no mínimo 17 anos e no máximo 26 anos de idade. Quanto à escolaridade, é preciso ter concluído o Ensino Médio e ter curso de Técnico de Enfermagem ou ser músico.
Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEx) – Quadro Complementar e Capelão Militar
Inscrições: Não há previsão.
Edital: Não publicado.
Mais informações: Requisitos: Quadro Complementar – sexo masculino ou feminino; Capelão Evangélico – sexo masculino ou feminino; Capelão Católico – Sexo masculino. A Idade só será informada quando for lançado o edital. Quanto à escolaridade, é preciso ter curso superior nas áreas que serão divulgadas no edital.
Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (EsFCEx) – Serviço de Saúde
Inscrições: Não há previsão.
Edital: Não publicado.
Mais informações: Requisitos: sexo masculino ou feminino. A idade exigida só será informada quando for lançado o edital. Quanto à escolaridade, é preciso ter o curso de formação teológica de nível superior e ser sacerdote católico ou pastor evangélico.
Instituto Militar de Engenharia – IME
Inscrições: Não há previsão.
Edital: Não publicado.
Mais informações: Requisitos: sexo masculino ou feminino, conforme edital do concurso. Ter, em 31 de dezembro de 2024, no mínimo 17 anos e no máximo 22 anos de idade. Quanto à escolaridade, é preciso ter concluído o Ensino Médio.
Curso de Formação de Oficiais do Quadro de Engenheiros Militares (para Engenheiros já formados em instituições civis).
Inscrições: Não há previsão.
Edital: Não publicado.
Mais informações: Requisitos: sexo masculino ou feminino, com a idade prevista no edital do concurso. Quanto à escolaridade, é preciso ter curso superior nas áreas previstas no edital do concurso.
Leitura relacionada para você |