A Força Aérea Brasileira realizou no dia 23/01 o lançamento de 1,2 toneladas de alimentos e 95 kilos de material médico. Para isto foi utilizada aeronave C-105 Amazonas, habilitada a empreender atividades de transporte tático e logístico, cargas e evacuação médica, assim como lançamento de paraquedistas. Assista ao vídeo no final do artigo.
Por causa da multifuncionalidade do aeroplano, pode-se também empreender atividades de busca e salvamento de modo a disponibilizar sustentação aos pelotões fronteiriços do Exército Brasileiro, na região da amazônia. No total, a FAB dispõe de 11 aeronaves C-105 e de 51 pilotos capacitados a pilotar o avião.
Em solo, a carga de alimentos e material médico é distribuída por meio de helicópteros.
Entenda a tragédia dos Yanomamis
Recentemente, o Ministério da Saúde recebeu denúncias de que crianças e idosos das populações indígenas do território Yanomami, situado entre os estados de Roraima e Amazonas, sofriam grave estado de saúde, desnutrição, além de muitos casos de malária e infecção respiratória aguda.
Ao que tudo indica, toda essa tragédia humanitária, que veio a receber atenção da mídia e dos governantes só agora, é resultado da ação do garimpo ilegal, que deixa resíduos tóxicos na água, sobretudo a contaminação por mercúrio.
O Ministério dos Povos Indígenas estima que cerca de 99 crianças morreram vítimas de pneumonia, diarreia e desnutrição. Na faixa etária entre os maiores de 50 anos, o grande problema é a malária, que já contaminou mais de 11 mil idosos.