O Ministério da Defesa publicou em D.O.U. do dia 18/01/23 a compra, com inexigibilidade de licitação, de um drone (Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (SARP) de Classe 3, destinado à vigilância da Amazônia. O drone em questão foi adquirido através da empresa XMOBOTS AEROESPACIAL E DEFESA LTDA, especializada em vigilância por meio de aeronaves não tripuladas, sendo este usado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, operado por militares das Forças Armadas e civis a eles ligados.
O custo de aquisição desse drone Classe 3, moderníssimo, capaz de operar a mais de 120 metros de altura, foi de exatos R$ 2.112.516,43. Além da capacidade de pouso e decolagem na vertical, o aparelho tem grande autonomia de voo, ótimo desempenho de distância (varia entre 30 e 60 km), velocidade de até 110 km/h, sistema BVLOS (Beyond Visual Line of Sight – Além da Linha de Visada Visual), além de outros funcionalidades que o tornam uma excelente ferramenta de vigilância com câmeras comum e termal.
A empresa XMobts tem grande variedade de drones que estão destinados desde a vigilância e defesa até a utilização no agronegócio.
Conheça mais do meu trabalho sobre História e Literatura Militares. Acesse: https://www.sociedademilitar.com.br/author/franz-lima