Olá, caros leitores!
Este é meu primeiro artigo nesta distinta publicação, de muitos e muitos que ainda estão por vir e eu queria começar minha contribuição com algo leve, curioso e, por que não dizer, poético.
.
Nossa história se passa num front quase esquecido da Segunda Guerra Mundial, mais precisamente, na Finlândia, em 1942, e é ilustrada com uma simples, mas emblemática, fotografia.
Particularmente, eu adoro essa foto. Sério. Quando a vi novamente, hoje, antes de escrever este artigo, quase sorri de volta pro homem sorrindo. É, de fato, uma foto maravilhosa.
Podemos ver que há dois homens na foto. Um carrasco, presumidamente, finlandês, e um espião soviético, o condenado, a vítima, por assim dizer.No entanto, o elemento curioso da imagem é que o espião soviético… bom… está rindo do seu carrasco.
Mas vamos por partes!
– De onde surgiu a imagem?
Essa foto foi descoberta nos arquivos finlandeses meio que por acaso. Ela era considerada confidencial, mas perdeu esse status no ano de 2006. Na época, o Ministério da Defesa da Finlândia batizou a foto de Oficial Soviético de Inteligência Antes de Ser Baleado, Finlândia.
Pra ser mais preciso, essa foto foi tirada exatamente em Rukajärvi, na Carélia Oriental, em novembro de 1942. Ela ficou confidencial por todo esse tempo pois os finlandeses temiam que esse tipo de imagem pudesse ser usada como propaganda soviética, o que seria compreensível.
Muitas pessoas já viram essa foto pela internet afora. Mas pouca gente sabe que a foto tem uma continuação. Duas, pra ser mais correto.
Na época, a Finlândia era alinhada com os alemães durante a Segunda Guerra Mundial e, por conseguinte, na guerra contra os russos. Por esse ponto de vista, faria sentido executarem um possível espião russo, a sangue frio.
Mas a história tem uma maneira interessante de registrar os fatos e, pro azar deles, nesse caso, só uma das pessoas nessa imagem vai ser eternamente lembrada. Spoiler: não é esse sujeitinho com a arma!
De volta ao sorriso mais bonito da Finlândia de 1942…