Nesta semana aconteceu algo muito importante para as relações da Força Aérea Brasileira com o mundo, bem como a boa promoção do nome Brasil levando a técnica e o avanço aero-tecnológico de uma das áreas que mais nos enche de orgulho enquanto nação, devido a sua excelência: a nossa aviação.
O Comando da Aeronáutica (COMAER), em acordo com a mais importante empresa aeronáutica de nosso país, a Embraer, resolve cooperar com o desenvolvimento da defesa áerea da Índia e de países da Ásia Central, como Cazaquistão e Uzbequistão. A ação ainda tem o benefício de fazer parcerias pelo mundo, expandindo o mercado.
Nesta segunda-feira (13/02), foi dada publicação, em Diário Oficial da União, ao Extrato de Acordo de Cooperação Técnica. Trata-se de “Espécie: Acordo Específico de Cooperação Técnica que entre si celebram o Comando da Aeronáutica (COMAER) e a EMBRAER.”
Finalidade do Acordo
Entre os dias 13 a 17 de fevereiro, ocorre o evento Aero India 2023, no qual a Embraer apresentará a aeronave multimissão C-390 Millennium.
O evento terá lugar em Bangalore, na Índia, oportunidade em que a Embraer poderá, além disso, divulgar a sua marca e os seus produtos de soluções inovadoras incorporadas pela Embraer Defesa & Segurança.
Os exemplos são vários, mas citamos aqui, tendo por fonte o site da própria Embraer, a aeronave A-29 Super Tucano, o P600 AEW&C, radares e soluções para vigilância de fronteiras.
“Estamos orgulhosos de exibir o icônico C-390 Millennium na Índia para que nossos convidados experimentem as verdadeiras capacidades desta aeronave multimissão militar do século 21”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
Ainda, segundo o CEO da Embraer:
“A Índia é um mercado-chave para a Embraer e queremos estabelecer parcerias que possam produzir ainda mais a indústria e as capacidades de defesa do país. Por isso, buscamos neste evento aumentar a interação com o ecossistema aeroespacial e de defesa da Índia.”
Sobre o C-390 Millennium
O site da oficial Embraer nos traz a informação mais qualificada acerca da aeronave. Lá nos é informado que o C-390 é a aeronave de transporte tático militar de nova geração mais moderna. Sua plataforma multimissão oferece uma combinação imbatível de comandos operacionais e rápida reconfiguração.
A capacidade de transporte do avião chegaria a 26 toneladas, podendo transportar mais peso do que outras aeronaves militares de porte médio, além de tamém voar mais rápido e mais longe em um dia comum.
Por tratar-se de aeronave multimissão, O C-390 Millennium serve para praticamente tudo: reforço aéreo (AAR) para aeronaves de asa fixa e rotativa, missões humanitárias, evacuação aeromédica, combate a incêndios, transporte de tropas e carga, busca e salvamento, entre outros, com reconfiguração simples e rápida entre as diferentes configurações de operação usando kits de conversão e sistemas de piso embutidos.
Não bastasse toda versatilidade da aeronave, ela ainda foi projetada para operar em pistas semipreparadas ou danificadas, bem como em ambientes hostis, variando de condições quentes e úmidas a frias e secas.