Aberto o processo de seleção (não é concurso) destinado aos engenheiros que preencham requisitos que os capacitem para assumir a vaga única como consultor da Agência Espacial Brasileira. O Edital foi publicado ontem em Diário Oficial da União e ressalta as condições e quais os atributos que este engenheiro deverá ter para obter sucesso na seleção:
EDITAL Nº 1/2023 PNUD/BRA/20/021
A Agência Espacial Brasileira, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, seleciona consultoria técnica especializada, modalidade pessoa física, com o seguinte perfil:
OBJETIVO/VAGA: 1 vaga de consultoria técnica, na modalidade pessoa física, para elaborar Estudos técnicos sobre a segurança do perímetro físico (infraestrutura predial) das unidades regionais e da sede da Agência Espacial Brasileira.
Requisitos obrigatórios (eliminatórios)
Graduação em Engenharia Civil, Elétrica ou da Computação, em instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação;
Experiência profissional de, no mínimo, 10 anos em execução, coordenação ou gestão de atividades e projetos na área de arquitetura, engenharia civil, elétrica ou da computação, relacionados aos objetos dos produtos previamente referenciados.
Requisitos desejáveis (classificatórios):
Pós-graduação (strictu ou lato sensu) na área de Gestão de Projetos ou relacionadas aos produtos deste Termo de Referência; Experiência nos softwares: MS Project, AutoCAD, Sketchup, Plataforma BIM, SIENGE, SOLUM TOTVS, dentre outros correlatos;
Experiência com projetos de cooperação técnica em projetos realizados por organismos internacionais;
Conhecimento intermediário no idioma inglês/espanhol.
O edital completo está disponível na página da AEB. As inscrições e o envio de currículo se encerram no dia 12/03/2023. Pedidos de esclarecimento deverão ser enviados ao e-mail: [email protected].
Sobre a AEB e a contratação:
A AEB é uma autarquia federal de natureza civil, dotada de autonomia administrativa e financeira, com patrimônio e quadro de pessoal próprios. Foi criada pela Lei nº 8.854, de 10 de fevereiro de 1994, com vinculação à Presidência da República, porém, atualmente, está vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). De acordo com o art. 3º da citada Lei, compete à AEB, dentre outras atividades, “estimular a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico nas atividades de interesse da área espacial”.
A contratação faz parte do Projeto BRA/20/021, firmado entre o Programa das Nações Unidas e a Agência Espacial Brasileira, com o propósito de fortalecer o Programa Espacial Brasileiro, centrado em três dimensões estratégicas: sociedade, autonomia e indústria.
Por que contratar um único engenheiro? (segundo extrato do edital)
Os trechos abaixo descreverão e serão vitais para a compreensão do candidato sobre o vulto da tarefa que o aguarda. Leia com máxima atenção os parágrafos que se seguem.
Com mais de quarenta anos de existência, a infraestrutura predial da Agência Espacial Brasileira, que contempla o perímetro físico (segurança predial/patrimônio), o perímetro lógico (redes de dados e voz), além da rede elétrica atualmente existentes nas edificações, necessita de estudos e projetos técnicos de melhorias e modernização, em sintonia com as melhores práticas de segurança de informações.
Dado o caráter estratégico, sigiloso e sensível do conhecimento circulado no cerne da instituição, torna-se indispensável a proposição de iniciativas de automação, controle, monitoramento e segurança das instalações.
Portanto, o desenvolvimento de iniciativas que permitam conhecer melhor o ambiente de circulação de informações previamente ao estabelecimento de práticas de monitoramento e automação das instalações prediais, especialmente por meio da proposição de sistema de alertas, alarme e combate à incêndios, dentre outros. Em organizações que têm como atividade principal a pesquisa científica e tecnológica, é preciso proteger não só a informação, mas também o conhecimento produzido, como segredos industriais e a propriedade intelectual. São essenciais até mesmo para preservação da memória institucional e do próprio Programa Espacial Brasileiro.
Com efeito, a contratação de consultoria técnica especializada em gestão da informação, com ênfase no levantamento situacional da infraestrutura de perímetros físicos e lógicos, incluindo o relato da atual situação da AEB, bem como a elaboração de estudos, projetos e soluções inovadoras para monitoramento predial e mitigação de riscos associados, afiguram-se de suma importância para preservação e manutenção do conhecimento que permeia toda a instituição, em seus sistemas, processos e pessoal.