No fim do mês de fevereiro deste ano, soldados reservistas russos descreveram ter recebido as absurdas ordens de atacar uma posição ucraniana “armados apenas com pás [de combate]”, afirmou o Reino Unido, em um relatório da sua inteligência.
O relatório menciona o uso da conhecida pá MPL-50, uma ferramenta que foi projetada em 1869 e que faz parte do kit do exército reservista russo há décadas. A MPL-50 pode ser usada também como utensílio de combate.
“A letalidade da ferramenta de entrincheiramento padrão MPL-50 é particularmente mitificada na Rússia”, observou o relatório da inteligência britânica.
O uso contínuo da pá como arma “destaca os combates brutais e de baixa tecnologia que caracterizam grande parte da guerra da Ucrânia”, conclui o relatório. “Evidências recentes sugerem um aumento no combate corpo a corpo na Ucrânia”, concluiu.
Analistas dizem que, embora haja de fato uma escassez de munição, a situação é mais complexa do que sugere a atualização de inteligência, com as forças russas ainda usando o dobro de munição do lado ucraniano.