No último sábado (04/03), a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, visitou a Terra Yanomami, em Roraima, acompanhada de uma comitiva composta por líderes indígenas, autoridades ambientais e militares das Forças Armadas.
O objetivo da visita era acompanhar os trabalhos realizados na base federal instalada na região, que está em operação desde fevereiro para combater crimes ambientais e proteger a biodiversidade da região.
A comitiva partiu da Base Aérea de Boa Vista (BABV) a bordo de um helicóptero H-36 Caracal, da Força Aérea Brasileira (FAB). O Subcomandante do Comando Operacional Conjunto Amazônia, General de Brigada Marcelo Lorenzine Zucco, também participou do voo e apresentou o planejamento situacional da Operação Yanomami para a ministra e demais membros da comitiva.
De acordo com o General Zucco, a Operação Yanomami é uma ação conjunta das Forças Armadas com outros órgãos públicos federais, como a Polícia Federal, a Sesai, o Ibama, a Funai e o IBGE. A operação existe com a missão de fornecer apoio aéreo aos integrantes desses órgãos para poderem cumprir suas atribuições constitucionais, além de combater crimes ambientais e garantir a proteção da biodiversidade da região.
Leia a notícia divulgada no site da FAB
Foto: Tenente Flávia Rocha / CECOMSAER