A Marinha está com as portas abertas ainda para inscrições ao concurso de admissão para a Escola Naval, instituição de nível superior na formação de seus oficiais, que é a mais antiga do país. O objetivo é formar Oficiais para os postos iniciais das carreiras dos Corpos da Armada (CA), Fuzileiros Navais (CFN) e Intendentes da Marinha (CIM). Não precisa ter experiência profissional, basta ter o ensino médio.
Entre os principais requisitos é preciso:
- Ser brasileiro(a) nato(a);
- Ter 18 anos completos e menos de 23 anos(*);
- Ambos os Sexos.
*Atender aos limites de idade, referenciados a 30 de junho do ano correspondente ao início do respectivo curso de formação militar.
As inscrições poderão ser efetivadas até 23h59 do dia 26 de março de 2023, horário oficial de Brasília/DF.
As provas serão realizadas nos dias 24 e 25 de junho de 2023 e as etapas do concurso serão as seguintes:
I) Prova Escrita Objetiva (PO) de Matemática e Inglês;
II) Prova Escrita Objetiva (PO) de Física e Português;
III) Redação;
IV) Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH);
V) Eventos Complementares (EVC) constituídos de:
a) Verificação de Dados Biográficos (VDB);
b) Inspeção de Saúde (IS);
c) Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i);
d) Avaliação Psicológica (AP);
e) Verificação de Documentos (VD).
VI) Resultado Final da Seleção (RF).
CURSOS DA ESCOLA NAVAL
Os Cursos ministrados na Escola Naval (EN), denominados “Cursos de Graduação da Escola Naval”, são destinados à formação de Oficiais da Marinha (CA, CFN e CIM), realizados de modo diversificado, proporcionando habilitações de interesse Militar-Naval, dentro da área de Ciências Navais, tendo seu ensino estruturado em um Ciclo Escolar (CE) e um Ciclo Pós-Escolar (CPE).
O CE será realizado pelo aluno no grau hierárquico de Aspirante, será conduzido na EN e terá a duração de 4 anos letivos, para todos os cursos, sob regime de internato. Cada ano letivo será iniciado por um Período de Verão, seguido do Período Acadêmico, com o propósito de desenvolver os diferentes tipos de atividades de ensino.
Período de Verão: durante este período serão realizados, respectivamente, o Estágio de Adaptação para os Aspirantes do 1º ano, o Estágio de Sobrevivência no Mar, o Estágio de Sobrevivência na Selva e outros para os Aspirantes do 2º ano e Viagens de Instrução para os Aspirantes do 3º ano.
Período Acadêmico: durante este período serão realizadas as atividades de ensino, treinamento físico e formação Militar-Naval.
Ao início do 3º ano letivo, após o Estágio de Verão, o Aspirante fará a opção de Corpo e de Habilitação dentro do Corpo, de acordo com sua ordem de classificação obtida no 2º ano letivo. Os seguintes Cursos de Graduação e habilitações serão oferecidos pela EN:
I) Corpo da Armada – Habilitações: Mecânica, Eletrônica ou Sistemas de Armas.
II) Corpo de Fuzileiros Navais – Habilitações: Mecânica, Eletrônica ou Sistemas de Armas.
III) Corpo de Intendentes da Marinha – Habilitação em Administração.
O CPE é realizado em três fases:
I) Primeira fase: realizada em Centros de Instrução e Adestramento para a transmissão de conhecimentos de ensino militar-naval;
II) Segunda fase: destinada a complementar a formação diversificada da EN em Mecânica, Eletrônica, Sistemas de Armas, Guerra Anfíbia e Administração, conforme a habilitação adquirida;
III) Terceira fase: realizada no Navio-Escola, em Viagem de Instrução, para complementar os conhecimentos de ensino militar-naval necessários à graduação de GM.
O término do CPE corresponde à graduação em Ciências Navais e habilitação para todos os cursos. Os GM (Guardas Marinha) que concluírem o CPE com aproveitamento receberão o Diploma de Graduação em Ciências Navais e a respectiva Ficha Histórico-Escolar e, após a viagem de instrução, no término do curso, serão nomeados Segundos-Tenentes, posto em que se inicia a carreira de Oficial da Marinha.
O curso é totalmente gratuito e o Aspirante receberá R$1.574,12 mensais durante o período como aluno. Além disso, são proporcionados ao aluno alimentação, uniforme, e assistências médica, odontológica, psicológica, social e religiosa. No término do curso, a remuneração dos militares se aproxima de 11 mil reais por mês, segundo a tabela de vencimentos das Forças Armadas.
BENEFÍCIOS DA CARREIRA NAVAL
- Perspectiva de crescimento profissional ao longo da carreira;
- Bom ambiente de trabalho;
- Plano de carreira bem definido, com possibilidade de ascensão contínua com aumento de salários proporcionais;
- Estabilidade;
- Ingresso sem exigência de experiência anterior;
- Salário inicial compatível com o mercado;
- Salários indiretos e benefícios, tais como:
– Transferências remuneradas;
– Possibilidade de moradia quando fora da cidade do Rio de Janeiro;
– Assistência médico-hospitalar para si e para seus dependentes em instalações exclusivas da Marinha;
– Instalações sócio-recreativas para si e seus dependentes, mediante pequena mensalidade;
– Ajuda para aquisição de uniformes;
– Alimentação;
- Proventos semelhantes aos da ativa quando estiver na reserva.