Em mais uma “vitória”, Donald Trump, ex-presidente dos EUA, teve seu canal do Youtube reativado pela plataforma. O canal estava inativo/restrito por determinação do Google, pouco após o episódio da invasão do Capitólio, e tem aproximadamente 2,65 milhões de assinantes.
Há pouco tempo Trump teve suas contas do Facebook, Instagram e Twitter reativadas, sendo o Twitter o “pioneiro” em reabilitar o ex-presidente a ter voz nas redes sociais e plataformas.
Desde a eleição de Barack Obama que as redes sociais têm papel importantíssimo no cenário político norte-americano. Logo, ter suas contas ativas novamente é mais uma ferramenta de Donald Trump na busca pela eleição como presidente dos Estados Unidos.
Ao acessar o canal, percebe-se de imediato que realmente se passaram dois anos de censura ao canal de Trump.
Donald Trump faz pouquíssimo uso do Twitter e Facebook, sendo a rede Truth Social sua principal ferramenta de comunicação com seus apoiadores. Assim está descrita a rede social Truth Social:
No ano de 2021, o pêndulo da mídia oscilou perigosamente para a esquerda. O Vale do Silício, a grande mídia e a Big Tech começaram a silenciar à força as vozes que não se alinham com sua ideologia acordada. As plataformas de Big Tech desmonetizam, estrangulam e cancelam aqueles que se desviam da narrativa convencional. Eles não estão apenas censurando o conteúdo – eles estão determinando o que pode e o que não pode ser dito.
Até o momento da publicação desta matéria, o ex-presidente não havia feito novas postagens.