A Base Aérea de Anápolis (BAAN) recebeu dois simuladores de última geração do caça Gripen F-39E. Os dispositivos já estariam inclusive funcionando a todo vapor, informou o fabricante sueco SAAB, responsável pelo desenvolvimento da aeronave.
Segundo a empresa, os equipamentos estão entre os mais tecnológicos do mundo e oferecem um grau excepcional de realismo. Isso possibilita efetuar o treinamento dos oficiais brasileiros em uma ampla variedade de cenários e situações. Com esses novos simuladores, portanto, a Força Aérea Brasileira procura preparar os oficiais da maneira mais fiel a realidade possível.
O comandante do esquadrão que opera os caças Gripen no país, Tenente Coronel Gustavo Pascotto, falou em vídeo públicado no site oficial da SAAB que os simuladores proporcionam economia nos treinamentos, além de aperfeiçoar as diversas missões da FAB.
“Do básico ao avançado, os simuladores de voo são usados em duas etapas abrangendo todo o seu espectro de utilização. Na fase inicial, contribui no treinamento para ambientar os pilotos na operação básica da aeronave, como parte do processo de implantação desse vetor na FAB. Em um segundo momento, são usados em tarefas ainda mais estratégicas no treinamento operacional de alto nível, ou seja, em cenários e situações de alta complexidade”, disse o Tenente Coronel Pascotto, do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA).
Para a FAB, o início das operações com esses caças representa um salto tecnológico importante para o Brasil. Quatro caças desse tipo já estão em uso pela Força, todos montados na Suécia. Porém, a partir de 2023, haverá a montagem dos primeiros modelos do Gripen F-39E feitos exclusivamente no Brasil. A linha de montagem brasileira da aeronave está situada na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, no interior do Estado de São Paulo.
O Gripen é usado por várias forças aéreas do mundo, incluindo diversos membros da OTAN. O caça pode ser equipado com uma ampla variedade de bombas e mísseis inteligentes, que podem acertam alvos mesmo que estejam fora do alcance visual do piloto.