Depois que um Su-27 Flanker ‘derrubou’ um drone americano MQ-9 Reaper na semana passada, os russos decidiram criar um selo comemorativo para o incidente.
No entanto, uma grande reviravolta agitou o caso. Tão logo a Rússia anunciou o novo selo, a mídia ucraniana informou que a arte na verdade seria uma cópia de um meme que os ucranianos fizeram logo depois de afundar o navio-capitânea russo, o Moskva, no verão de 2022.
No selo russo, é possível ver um soldado que gesticula em direção ao drone americano, uma imagem muito parecida com o meme ucraniano. A única diferença real entre as duas versões é que os russos substituíram o navio Moskva pelo drone MQ-9 Reaper.
Os internautas e a mídia ucraniana foram rápidos em zombar do selo russo, classificando como “uma cópia barata” da arte original ucraniana.
Origem do selo ucraniano e afundamento do Moskva
O meme ucraniano, que mais tarde também viraria selo, foi criado pelo artista Borys Hrokh. O desenho mostra um soldado em frente ao navio de guerra russo Moskva, no Mar Negro, fazendo um gesto obsceno e gritando a agora célebre frase “navio de guerra russo, vá se f****”.
A frase é uma referência a um incidente ocorrido em 24 de fevereiro de 2022, durante um ataque russo à ilha Snake, em águas territoriais ucranianas. Na ocasião, o guarda de fronteira Roman Hrybov teria gritado a icônica frase ao cruzador de mísseis russo diretamente via rádio, em resposta ao ultimato do capitão inimigo. Semanas depois, a frase foi transformada em um selo postal pelo Ukrposhta, o serviço postal ucraniano.
Meses depois, no dia 13 de abril de 2022, o Moskva foi gravemente danificado por uma explosão causada por mísseis antinavio ucranianos, afundando no dia seguinte.