As motocicletas vintage estão de volta à moda. Cada vez mais e mais entusiastas estão escolhendo motocicletas com temática retrô ou militar. A demanda por modelos mais antigos só aumenta e é evidente que é tendência nacional, principamente entre o público mais old school.
Mas o que estaria por trás dessa tendência crescente? Por que os motociclistas e motoqueiros estão optando cada vez mais por motos com designs mais antigos? Que razões explicariam esse fenômeno?
Uma viagem no tempo
Devido à qualidade e resistência, essas motocicletas tem muitos admiradores, principalmente, entre os entusiastas de veículos militares. Mas não é só isso: uma moto como essa não pode ser definida apenas como “um meio de transporte”. É como uma máquina do tempo, que transporta o motociclista (e quem o vê passar) de volta a uma certa época.
Quando você compra uma motocicleta dessas, está comprando também o que parece ser um pedaço da história. E essa experiência, essa sensação de voltar no tempo, não tem preço.
Os fabricantes perceberam que existe um nicho de mercado para motocicletas que parecem ter voltado no tempo. Se você sente saudade dos anos 1950 ou 1960, mas não quer gastar uma pequena fortuna restaurando uma moto velha e enferrujada, há muitas opções novas que podem atender às suas necessidades.
Alguns designs, como o da Meteor, da Royal Enfield, tem forte influência da época da Segunda Guerra Mundial, o que torna o modelo especialmente atraente.
Mais importante do que velocidade, é o estilo
Para motociclistas iniciantes, normalmente, tudo se resume a acelerar e ir em alta velocidade. Mas quem faz parte da cena da motocicleta retrô vê as coisas de maneira diferente. A experiência de andar de moto é muito mais do que andar em alta velocidade. Uma moto não precisa superar um carro esportivo para ser prazerosa. Dá pra se divertir – e muito – indo mais devagar.
Ou nem tão devagar assim. Modelos como a Kawasaki Z900 RS, possui um motor de 948 cc e tecnologia moderna, apesar do design vintage. Com esse motor, basta uma acelerada mais vigorosa, para ir de 0 a 100 em menos de 4 segundos, atingindo a velocidade máxima de 230 km/h.
Projeção de vendas só cresce
De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o segmento onde motos desses modelos estão inclusas apresentou crescimento de 28,6% no ano passado. E a tendência é crescer, já que o estilo é encontrado em uma ampla gama de cilindradas e potências, e preços para todos os bolsos.
Uma das explicações pra esse crescimento é a aura de liberdade que esses modelos invocam. Na década de 60 e 70, esse tipo de motocicleta criou uma forte imagem de liberdade e aventura. Além disso, possuem design versátil e extremamente variado, literalmente, pra todos os gostos. São motocicletas que valorizam os modelos cobiçados de antigamente, sem deixar de entregar tecnologia moderna. São excelentes, tanto pra uso em cidade quanto em viagens.
Design é muito utilizado pelas Forças Armadas e Policiais do Brasil
Em 2019, o então ministro da Secretaria de Governo da Presidência, General Luiz Eduardo Ramos, visitou o então presidente Jair Bolsonaro no Palácio da Alvorada a bordo da sua Harley Davidson Road Glide.
Na época, o fato acabou viralizando entre os entusiastas, tanto militares quanto motociclistas.
O fabricante Harley Davidson é muito popular não apenas entre o generalato, mas também para uso do próprio Exército, além das polícias Militar e Federal. O Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, por exemplo, utiliza o lendário modelo Harley Davidson Road King 1690cc. A moto também é usada pelo 2º Batalhão de Choque da Polícia Militar do Estado de São Paulo e é muito apreciada pelos policiais. Modelo possui uma bateria extra para funcionar as luzes, o alto-falante e a sirene. Até o banco é modificado, pra ser mais confortável para o usuário. Essa, no entanto, não é pra todos os bolsos: uma Road King último ano pode custar mais de cem mil reais.
O Exército brasileiro já utiliza a Road King há muito tempo, e já foi usada inclusive na escolta de diversas autoridades, como o ex-presidente americano Barack Obama. A moto é mais pesada que outras motocicletas, mas dá visibilidade e imponência a comboios militares e policiais. Além disso, chama a atenção, é eficaz e tem potência pra motoqueiro nenhum botar defeito.
Segundo a Harley-Davidson, existem centenas de motocicletas da marca este tipo de atividade no país. A marca tem longa tradição em motos policiais no mundo inteiro e fornece seus produtos à polícia norte-americana há mais de 100 anos.