Divulgado hoje pelo governo dos EUA o trágico acidente envolvendo dois helicópteros militares do Exército. O fato, ocorrido ontem no Kentucky, deixou nove mortos. O local exato do fato foi em Trigg County, a cerca de 48 quilómetros a noroeste de Fort Campbell, durante um treinamento de rotina, conforme noticiaram o G1 e outros veículos de imprensa. O acidente aconteceu aproximadamente às 22 horas de ontem.
Segundo um porta-voz militar, os dois helicópteros eram do modelo Sikorsky HH-60 Black Hawk, uma outra versão do consagrado Black Hawk, muito usado em resgates e ataques aéreos. As aeronaves eram parte da 101ª Divisão Aerotransportada.
“No momento, o nosso foco está nos soldados e suas famílias ” (comunicado de Fort Campbell)
Não há relatos de áreas residenciais afetadas pelo acidente. Também não há indícios que esclareçam os motivos para a colisão até o momento, mas as investigações foram abertas.
O governador do Kentucky, Andy Beshear, pediu orações a todos os afetados.
Sobre o HH-60 Black Hawk:
Destinado ao assalto aéreo, apoio geral, evacuação aeromédica, comando e controle e apoio de operações especiais para combate, estabilidade e apoio, o UH-60 tem capacidade para 4 tripulantes e até 11 passageiros. Dois motores da General Eletric, duas metralhadoras de 7.62mm, mais de 9 toneladas de peso e velocidades de cruzeiro que ultrapassam 275 km/h.