O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta quarta-feira, dia 29 de março, que a área territorial do Brasil aumentou em 72,2 km² em 2022.
Segundo o IBGE, o aumento do território se deve a novos delineamentos de fronteira internacional em trechos dos estados do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O órgão explicou que a atualização foi feita devido a uma visualização mais precisa do revelo através de imagens de satélites, o que proporcionou um cálculo mais exato. No entanto, o instituto observa que não houve mudança real nas fronteiras, apenas do modo de mensurar a extensão de superfícies de rios e florestas em trechos fronteiriços.
Mais de 170 Municípios também tiveram atualizações de seus limites
O IBGE também divulgou as atualizações anuais da Malha Municipal Digital 2022.
“As atualizações acontecem a partir da publicação de nova legislação, decisão judicial e relatórios/pareceres técnicos confeccionados pelos respectivos órgãos estaduais responsáveis pela divisão político-administrativa de cada estado e encaminhados ao IBGE”, esclareceu Roberto Tavares, coordenador de Estruturas Territoriais, da Diretoria de Geociências do IBGE, em nota divulgada pelo instituto.