Nikola Tesla desenvolveu muitas invenções incríveis durante toda sua vida. Sua primeira patente, uma lâmpada de arco elétrico, foi solicitada imediatamente após sua chegada aos EUA, em 30 de março do longínquo ano de 1884. Nas quase cinco décadas seguintes, Tesla registraria outras 112 patentes apenas nos Estados Unidos. No total, é estimado que o inventor detinha um total de pelo menos 308 patentes em 27 países diferentes. Números impressionantes, mesmo nos dias de hoje.
Uma de suas patentes mais impressionantes é seu drone, o primeiro drone inventado na história. No ano de 1898, ainda no final do século século XIX, Tesla projetou e construiu um barco em miniatura que utilizava ondas de rádio para controle de seus movimentos. O invento funcionava totalmente sem o uso de fios ou cabos de qualquer tipo, o que era um feito incrível, considerando que Tesla não tinha o conhecimento tecnológico nem a capacidade técnica que temos hoje.
Seu invento, se fosse exibido hoje, já seria considerado uma máquina muito interessante. 130 anos, atrás algo quase mágico.
Uma máquina de outro mundo
Tesla apresentou seu navio de controle remoto ao público durante uma exposição elétrica no Madison Square Garden. A multidão presente, incrédula, fez todo tipo de suposição sobre o invento, algumas, beirando o absurdo. Algumas pessoas chegaram a acreditaram que a exibição se tratava de magia ou de telecinésia. Ou ainda, houve aqueles que sugeriram a possibilidade de haver um macaco escondido no interior do barco controlando seus movimentos.
Para mostrar aos observadores a verdadeira magia de sua mais nova tecnologia, Tesla movia alavancas em uma espécie de caixa de distribuição. Cada movimento do barco correspondia ao puxar de uma alavanca, o que provava que ondas invisíveis podiam fazer o navio se mover da maneira que o controlador desejasse.
Ondas invisíveis
A magnífica exibição foi descrita na íntegra por um dos presentes. “Havia um modelo de uma barco com cerca de um metro e meio de comprimento”, disse um observador. “O barco continha o maquinário de propulsão, constituído por um motor elétrico acionado por uma bateria, outro motor para acionar o leme e o delicado mecanismo que realiza a função de recepção [das ondas de rádio].”, descreveu.
“Os impulsos elétricos enviados pela atmosfera vindos da distante estação de operação acionam os motores de propulsão e direção, e através deles… Disparam a carga explosiva… Em resposta aos sinais enviados pelo operador”., concluiu o testemunho.
Em novembro de 1898, Nikola Tesla registrou uma patente para a caixa de distribuição e o mecanismo interno, e imediatamente começou a anunciar a sua incrível inovação científica. Imaginando que sua invenção poria fim a todas as guerras, Tesla disse: “A guerra deixará de ser possível quando todo o mundo souber amanhã que a mais fraca das nações pode se abastecer imediatamente com uma arma que tornará suas regiões costeiras seguras e seus portos inexpugnáveis.”
Guerra do futuro
Na década de 1890, havia uma grande corrida armamentista entre as maiores potências do mundo, principalmente, no campo naval. Muitas descobertas importantes no campo da elétrica e da mecânica haviam sido feitas nos últimos anos, o que prometia mudar o rumo das futuras guerras, elevando a níveis nunca vistos anteriormente. Acredita-se que Nikola Tesla começou a trabalhar no barco controlado por rádio justamente em resposta à essa corrida. Com esta invenção, Tesla acreditava que poderia num futuro bem próximo construir máquinas de guerra não tripuladas e controladas por ondas de rádio. Ele supunha que seu invento seria implacável em combate e pouparia a vida de muitos soldados.
Invenção, no entanto, não decolou
Na virada do século, Nikola Tesla estava começando a perder o interesse na tecnologia naval controlada por rádio. Em vez disso, ele direcionou toda a sua energia, tempo e recursos para seu projeto de distribuição sem fio de energia elétrica. Tesla chegou a apresentar o protótipo à Marinha dos Estados Unidos, mas o aparelho foi rejeitado devido à complexidade do mecanismo. A Marinha americana considerou que não seria possível controlar a máquina no calor da batalha. O desenvolvimento do navio sem fio e futuro torpedo controlado por controle remoto cessou de uma vez por todas.
Embora tenha abandonado o projeto, Tesla basicamente inventou o primeiro drone da história. Grande parte da tecnologia usada nos veículos aéreos não tripulados de última geração é derivada dos mesmos princípios que ele usou em seu barquinho controlado por rádio.
Nikola Tesla sabia o quão inovadora e revolucionária era sua nova tecnologia e as vastas capacidades que ela possuía. Quando questionado sobre o potencial de seu protótipo como torpedo, ele afirmou: “Você não vê aí um torpedo sem fio; você vê ali a primeira raça de robôs, homens mecânicos que farão o laborioso trabalho da raça humana”.